Neste fim de semana Ouro Preto se transforma na capital nacional da fotografia com o festival Fotógrafos em Ouro Preto.
Durante quatro dias, a cidade patrimônio cultural da humanidade recebe artistas, fotógrafos profissionais e amadores de todo o país, em um momento de reflexão, prática e troca de experiências. O evento é patrocinado pela Samarco e conta com apoio do Instituto Moreira Sales, IFMG – campus Ouro Preto, Galeria Epson, Solução e Imagem, Studio Anta, Sesi Fiemg, Adop,Restaurante Bené da Flauta, Solar do Rosário, UFOP e Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Informações gerais em: www.fotografosemouropreto.com.br
Alcançando sua 4ª edição consecutiva e com uma programação extensa composta por exposições, palestras,oficinas, leituras de portfólio e roteiros fotográficos; o Fotógrafos em Ouro Preto tem como objetivo a sensibilização do olhar para o exercício da cidadania, considerando a fotografia e a imagem - suas possibilidades estéticas e políticas -, como instrumentos de registro e questionamento de nosso tempo.
Neste ano o evento, que vai se firmando como um dos mais importantes sobre fotografia no país, destaca a participação da premiada fotógrafa britânica, naturalizada brasileira, Maureen Bisilliat, do pernambucano Cafi, de Pedro David, dos coletivos Nitro Imagens, Olho de Vidro, Galeria Portfólio, além da presença confirmada do renomado fotógrafo Miguel Rio Branco.
300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário – Ouro Preto Cidade Murada
Homenageando os 300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Maureen Bisilliat traz, pela primeira vez em Minas Gerais, o ensaio Pele Preta, trabalho fotográfico de Maureen realizado há cinco décadas e originalmente exposto em sua primeira grande exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) em 1966. O ensaio será projetado no interior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, acompanhado de um bate-papo com a artista e fotógrafa, contando também com a presença de Assis Antonio de Oliveira, retratado ainda menino por Maureen neste ensaio inaugural sua obra fotográfica.
No contexto do tricentenário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, o Fotógrafos apresenta a intervenção acontecimental Ouro Preto – Cidade Murada. Utilizando o muro (elemento de sustentação e paisagístico comum em Ouro Preto) como metáfora para dizer da superação de obstáculos, desbloqueio, elevação e unidade, serão realizadas uma série de projeções em muros da cidade, com a temática Identidade e Cultura Negra. Contando com trabalhos e projeções de fotógrafos como Miguel Rio Branco, Maureen Bissiliat e Cafi, que participa da ação com Matita Perê – projeção feita a partir da canção homônima de Tom Jobim e Paulo César Pinheiro, com fotos realizadas no sertão de Guimarães Rosa – e No Céu da Placa Mãe – filme produzido em cima de trabalho plástico realizado pelo fotógrafo, versando sobre a introdução da era digital na fotografia e na vida, com cenas de uma levada de Yemanjá para o mar.
Ouro Preto - Cidade Murada evidencia ainda fotos do público em geral, selecionadas por meio de uma convocatória realizada pelo evento.
Leia mas sobre o Fotógrafos em Ouro Preto!
Foto: Pedro David e Maureen Bisilliat na Galeria SESI - Ouro Preto, abertura da exposição Fase Catarse/Pedro David (crédito ouropress)