Confira a programação do 3ª dia de Fotógrafos em Ouro Preto.
O Fotógrafos em Ouro Preto chega a sua 4ª edição e a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade se transformou em capital nacional da fotografia. Durante o festival, é ainda mais comum se deparar com pessoas caminhando pelas ruas, com suas máquinas fotográficas; ora penduradas no pescoço, ora em ação em busca do “punctum’ da foto, como diria Barthes.
Ouro Preto também foi ocupada por uma série de exposições que acontecem nos mais diversos espaços e centros culturais da cidade. A Casa dos Contos recebe hoje, às 20h, quatro mostras, dentro da programação do Fotógrafos em Ouro Preto. A Galeria Portfólio (Curitiba), trouxe para o festival a exposição Frestas. A mostra coletiva busca encontrar sentido na diversidade de linguagens apresentada pelos 10 fotógrafos que compõem a Galeria. Frestas aborda a fotografia, a cidade, as ruas e os muros, questionando como a arte presente nas ruas pode invadir galerias e espaços culturais, da mesma forma que, paralelamente, as produções de grande relevância artística presentes nesses espaços, podem e devem interferir no ambiente urbano.
A Casa dos Contos recebe ainda a exposição Retratos de Parede, que reúne uma coleção de fotos retocadas a lápis e pintadas, pertencentes a famílias ouro-pretanas, revelando não só um costume muito comum até à primeira metade do século XX, mas a lembrança de um tempo passado.
Também na Casa dos Contos, o coletivo Olho de Vidro dá continuidade à Vidra, exposição de fotografia e poesia do coletivo formado por artistas ouro-pretanos. Já no pátio interno do prédio histórico, o renomado fotógrafo Cafi expõe Matita Perê e no Céu da Placa Mãe, em uma projeção. A primeira, remetendo à Canção de Tom Jobim e a última, abordando a introdução da era digital na fotografia.
Ainda hoje, o Fotógrafos promove, até as 22h, a intervenção Ouro Preto – Cidade Murada, com projeções fotográficas em muros da cidade, com a temática Identidade e Cultura Negra. Destaque para Pele Preta, de Maureen Bisilliat, que estreou ontem, em uma projeção inédita, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Antes, às 19h, no GLTA, o Papo com Foto convida Léo Drummond (Nitro Imagens) e Henrique Ribas, discorrendo sobre a temática Memória Digital – acervos futuros.
Fechando o dia, Noite no Beco, a partir das 20h, na Travessa Camilo Veloso (próximo ao Hotel Colonial) e, às 22h, Rock Fotográfico no espaço Cultural Buena Vista Hostel.
Quer saber mais, basta acessar www.fotografosemouropreto.com.br