A partir do acervo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da união entre Ciência, Tecnologia, Arte e Educação, o projeto “Ciência-contação-mediação”, procura contribuir para divulgar, dinamizar, enriquecer e potencializar o conhecimento científico, de forma séria, porém lúdica.
É dentro desse panorama educativo que Juju, personagem criada pela aluna do Curso de Artes Cênicas da UFOP Marta Vieira Babsky, dá vida ao projeto. A personagem aplica sua estratégia para o desenvolvimento infantil, o incremento da imaginação, o estabelecimento do gosto pela descoberta do conhecimento em áreas com mineralogia, mineração, paeontologia física, química.
O Museu, que desenvolve há vários anos atividades de ensino e divulgação científica, apresenta a ações de Juju na 13ª Conferência Internacional sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (13th International Public Communication of Science - PCST) em Salvador de 05 a 09 de maio. Além da personagem, o coordenador do Programa Integrado de Extensão para o Ensino e a Divulgação da Ciência (PRO-CIÊNCIA) Prof. Gilson Antônio Nunes também participará da apresentação dos trabalhos.
As mediações com a personagem Juju no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP serão retomadas na próxima quarta-feira dia 14 de maio das 13 às 17 horas . Todas as quartas e sextas-feiras a Juju espera os visitante para apresentar o Museu de uma forma inesquecível.