Professores das escolas que participam do Programa de Educação Ambiental da Samarco (PEA) terão novo material didático para reforçar o conteúdo sobre o meio ambiente e sustentabilidade até o final deste ano. A ação envolve escolas de Minas Gerais e do Espírito Santo e, que passam a receber, a partir de agosto, edições mensais da Revista Ecológico.
Em Minas Gerais, o lançamento do material didático acontece no dia 20 de agosto, na sede da Banda Passagem de Mariana, pela manhã, e na Escola Municipal João XXIII, no distrito de Morro D´Água Quente, em Catas Altas, na parte da tarde.
Ao todo, 700 professores, dos dois estados, receberão a Revista Ecológico com o encarte especial “Ecológico nas Escolas”, que trará conteúdos didáticos relacionados ao tema água, em 2015. A iniciativa busca dar apoio aos professores sobre o tema durante todo calendário letivo e não apenas durante o período em que as unidades escolares recebem as atividades do Baú Econhecimento e Cidadão Ambiental, do Programa de Educação Ambiental da Samarco (PEA).
“Dessa maneira pretendemos ampliar a atuação do PEA, distribuindo mensalmente a cada professor um conteúdo especializado que poderá auxiliá-lo a continuar trabalhando a educação ambiental com os alunos nos demais meses do ano. Trata-se de uma publicação especializada em Sustentabilidade, Meio Ambiente e Educação Ambiental com circulação nacional e ininterrupta há 26 anos”, enfatiza Guilherme Louzada, analista de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco.
Sobre o PEA
O Programa de Educação Ambiental da Samarco, presente em 35 escolas de Minas Gerais e Espirito Santo, funciona de forma itinerante, permanecendo por, aproximadamente, três meses em cada unidade escolar. A atividade consiste em apoiar as dinâmicas realizadas pelos professores ao longo do ano com o conteúdo do Baú Econhecimento – biblioteca itinerante que percorre as escolas participantes do PEA e o Cidadão Ambiental, que tem como objetivo e desenvolvimento de um projeto sustentável junto aos alunos do 9º ano.
Este ano, o Programa recebeu novos materiais sobre a água. O teatro de bonecos, que marca a chegada do Baú em cada escola, também trata do tema, com ênfase na economia e na preservação dos recursos hídricos, e visitas de professores e alunos à nascentes e estações de tratamento de água dos municípios.
A parceria é uma iniciativa do Programa Positivo em Água da Samarco, que visa unir ideias e atitudes que promovam ganhos para o meio ambiente e estabelecer parcerias com o poder público e instituições do Espírito Santo e de Minas Gerais. A intenção é investir e apoiar diferentes ações com abrangência ambiental, social e educacional.
Serviço:
Lançamento Ecológico nas Escolas
Data: 20 de agosto
10h – Sede da Banda Passagem de Mariana – Praça Capitão Inácio, 44, Passagem de Mariana - Mariana
14h – Escola Municipal João XXIII – Rua Direita, 371, Morro D´Água Quente – Catas Altas
Sobre a Samarco
Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e uma das maiores exportadoras do País. Com clientes em mais de 20 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, capacidade nominal de produção de 30,5 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 6 mil empregos, entre diretos e indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda.–, que dividem igualmente o controle acionário da empresa, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por três minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China) e um nacional, em Vitória (ES).