Evento promovido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais.
Abertura aconteceu na quinta-feira 27 de agosto com a presença do Secretário de Cultura de Minas Gerais Angelo Oswaldo que destacou a importância do Museu para a memória do Mestre Guignard e parabenizou a dedicação e competência do Diretor Gelcio Fortes à frente da direção há vários anos. Presentes também Andrea Mattos, Superintendente de Museus do Estado, os membros da sua Associação de Amigos do Museu, Família Lacerda, artistas e convidados.
Após inauguração das 3 salas de exposição permanente, que receberam nova montagem e a incorporação dos retratos pintados a óleo de Roberto e Regina Lacerda, disponibilizados pela família Lacerda e exposição temporára "Ao Encontro de Guignard", que traz emocionante depoimento do arquiteto Roberto Lacerda sobre a trajetória de Guignard e a amizade que os unia ilustrado com desenhos do próprio Roberto os musicos Chico Amaral (sax) e Celso Moreira (violão) encantaram os presentes com um show musical.
Nessa-feira sexta (28) aconteceu a palestra "As Paisagens Imaginárias de Guignard" com a historiadora Maria do Carmo Andrade Gomes e exibição do filme "Guignard Imaginário", e conversa com a diretora Isabel Lacerda, que falou um pouco de como foi produzir o filme, as conversas que teve e lugares em que visitou.
Neste sábado, 29 de agosto, às 11h, será realizada assembleia para aprovação do Plano Museológico do Museu Casa Guignard, e partir de 17h, a comunidade de Ouro Preto terá a oportunidade de participar da atividade do Projeto Passos de Guignard em Ouro Preto, com concentração em frente ao museu e caminhada até a Igreja de São Francisco. Em pontos chaves do percurso, os participantes ouvirão depoimentos sobre a presença de Guignard naquele local específico. Ao término da caminhada, o público assistirá, no pátio da igreja, à apresentação do Coral Quarto Crescente do Museu do Oratório.
No domingo dia 30 de agosto, a partir das 10 h, será realizado um café da manhã musical com apresentação do pianista Durval Passos.
A oficina Espelho do Artista, direcionada para jovens de 10 a 16 anos, será ministrada por Ilka Harry e realizada nos dias 28 de agosto e 3 de setembro, das 14h às 16h, e nos dias 1 e 2 de setembro, das 8h30 às 10h30. A oficina Cartões de Amor e Amizade, ministrada por Ilka Harry, será realizada no dia 30 de agosto, das 11h às 13h. A professora Nara Rúbia ministrará a Oficina Memórias e Paisagens de Formação, direcionada para educadores e professores, nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, das 14h às 16h.
As inscrições para participar das oficinas devem ser feitas no Museu Casa Guignard, pelo telefone (31) 3551-5155 ou pelo e-mail: educativoguignard@cultura.mg.gov.br.
A V Semana Guignard tem o apoio da Associação dos Amigos do Museu Mineiro, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu do Oratório / Instituto Flávio Gutierrez.
Fotos Eduardo Tropia - ouropress