A partir do dia 8 de agosto, o Ateliê de Psicanálise oferece terceiro Ciclo de Estudos: mal-estar, amor e narcisismo das pequenas diferenças, sempre às terças-feiras, de 19h às 21h. A proposta do ciclo é trabalhar com base na leitura freudiana em o "mal-estar na civilização", caminhando nos conceitos de angústia e sintoma que Lacan e seus teóricos mais contemporâneos vão dizer sobre isso.
Em um segundo tempo, vamos focar na dupla diferença e violências, interrogando os laços sociais que se constituem no espaço contemporâneo, pensando sobre amor e desamparo, e refletindo sobre o insuportável que faz querer exterminar o outro por completo ou em apagamentos sutis.
Além dos textos freudianos, indicações de outras leituras são passadas no decorrer do Ciclo. É importante ressaltar que a leitura prévia é da maior importância para os encontros, porém há uma aposta no saber que se produz durante o encontro, na produção do ateliê, a partir das Conversações e de outras atividades práticas que são propostas.
O investimento para participar de todos os encontros durante o semestre é de duzentos reais. A bibliografia básica: "o mal-estar na civilização", "totem e tabu", "além do princípio do prazer", "futuro de uma ilusão" , "inibição, sintoma e angústia" , "o estranho", "introdução ao narcisismo","psicologia das massas e análise do eu", "construções em análise". Todos os textos, encontram-se nas Obras Completas de Sigmund Freud.
Para maiores informações acesse: www.ateliedepsicanalise.com
Inscrições pelo email: apol.ouropreto@gmail.com ou pelo telefone: 3551-4047