O Projeto Cidadão do Futuro, da Samarco, desenvolveu, no mês de agosto, atividades de formação voltadas a 113 professores de escolas públicas de Minas Gerais e Espírito Santo. O projeto educacional da mineradora tem como objetivo contribuir para a melhoria na qualidade da educação, junto a escolas vizinhas as suas Operações. Desta vez, o encontro discutiu o tema “Educação e Mídias”, que propõe a reflexão sobre as influências das mídias no processo de aprendizagem, além do uso de recursos tecnológicos atrelado ao currículo escolar.
Ao longo do ano, temas como “Objetos de aprendizagem”; “Aprendizagem colaborativa” e “Educomunicação - Rádio e Podcast” já foram abordados para o corpo docente das escolas participantes do programa. Para setembro, está prevista a capacitação sobre “A internet, mobilidade e a sala de aula.
As formações buscam ampliar o repertório de práticas, métodos e estratégias do professor em sala de aula, focando a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem. Participam do programa unidades escolares de Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara (MG), Guarapari e Anchieta (ES).
Desenvolvido dentro da rotina escolar, o projeto Cidadão do Futuro é composto por três frentes: qualificação de professores, melhoria na gestão escolar e formação de alunos com foco no aprendizado de Português e Matemática. Os gestores escolares, entre eles diretores, pedagogos e coordenadores, também recebem formações especificas dentro do Programa que tem contribuído muito para a superação dos desafios na gestão escolar.
Para a analista de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco, Sandra Martins de Oliveira, quando se investe nos gestores e professores de uma escola, é possível atingir um grande potencial de impacto, refletindo diretamente no aprendizado dos alunos.
“Através das ferramentas de aprendizagem, nossa proposta é criar oportunidades que promovam o aprendizado do aluno O projeto Cidadão do Futuro estimula o desenvolvimento social desses jovens e a formação de consciência cidadã. A proposta vai além de atividades complementares à escola para oportunizar um futuro melhor para esses jovens”, explica.