O Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG) realiza uma série especial do projeto Ampliando Horizontes, promovendo, pela segunda vez, uma itinerância desta iniciativa pelos três museus sob gestão do Instituto. Nesta edição o convidado é o índio Kaká Werá Jecupé. Os encontros integram a programação da 9ª Primavera de Museus, que ocorre em todo o país, tendo como tema “Museus e Memórias Indígenas”. Os eventos ocorrem no dia 22 de setembro, no Museu de Artes e Ofícios (Belo Horizonte), em 23 de setembro, no Museu de Sant'Ana (Tiradentes); e, no dia 24 de setembro, no Museu do Oratório (Ouro Preto), com entrada gratuita e mediante inscrição prévia pelo site.
O índio de origem tapuia Kaká Werá Jecupé abordará o tema “Encontros e Reencontros - Museus e Memórias Indígenas”, levando em conta que o Brasil ancestral já era uma terra de "mil povos" com inúmeras maneiras de conceber a realidade física e outros níveis da realidade através de suas filosofias e cosmovisões. Ele explica que “ao contrário do que é dito na história oficial, esses povos deixaram saberes complexos e profundos sobre o ser e sobre a natureza e edificaram sistemas comunitários de vida, medicinais, comportamentos e filosofia”.
Essa é a segunda participação de Kaká Werá Jecupé no Ampliando Horizontes. Em setembro de 2008, também durante a Primavera de Museus, ele participou da 2ª edição do Projeto e conversou com o público sobre o tema “Diversidade - Encontros e Reencontros entre culturas”. “Os presentes puderam saborear - lembrando que o termo "saber" guarda estreita relação com a palavra sabor - um encontro com o universo desse importante representante da cultura indígena, que envolveu a todos numa deliciosa viagem pelas suas origens, povos e sua forma de relacionar com o todo que nos envolve”, relembra Naila Mourthé, coordenadora do setor educativo do Museu de Artes e Ofícios.
Ampliando Horizontes
Promovido desde 2008, o “Ampliando Horizontes” faz parte das ações do programa “Trilhas e Trilhos”, realizado pelo Setor Educativo do Museu de Artes e Ofícios. Esta ação, oferecida pelo Museu, propõe a criação de um espaço de discussão e debate sobre diversos temas relacionados à instituição museu, patrimônio, universo do trabalho, cultura entre outros. Este projeto é voltado aos educadores que visitam o MAO e a todos os interessados nos temas propostos. Os encontros acontecem uma vez por mês, com a duração de aproximadamente 1h30, sendo 45 minutos de palestra, seguidos por debate com os presentes. O intuito é estimular a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exploração sensível da temática apresentada no MAO. Representantes das artes plásticas, literatura, cinema, música, dança e intelectuais serão convidados para realizar esta tarefa.
MAO
Para manutenção de suas atividades, o Museu de Artes e Ofícios conta com o patrocínio máster da Oi, o patrocínio da Gerdau, do Itaú e Cemig e o apoio do Instituto Oi Futuro, Hospital Mater Dei, CBMM, CBTU, Marcarenhas Barbosa e Roscoe, CCR e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e com os benefícios das Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.
Serviço
Ampliando Horizontes / especial Primavera de Museus - com o índio Kaká Werá Jecupé
Tema: “Encontros e Reencontros - Museus e Memórias Indígenas”
Dias/Datas:
22 de setembro, terça-feira, às 19h30, no Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação, 600 - BH
Inscrições pelo site www.mao.org.br
23 de setembro, quarta-feira, às 19h30 - no Museu de Sant’Ana - Rua Direita, 93, Tiradentes
Inscrições pelo site www.museudesantana.org.br
24 de setembro, quinta-feira, às 18h30, no Museu do Oratório - Adro da Igreja do Carmo, 28, Ouro Preto
Inscrições pelo site www.museudooratorio.org.br