Texto: Igor Capanema
A Galeria Inverso, localizada no bairro do Rosário, foi inaugurada em setembro de 2013 e já é uma das referências artísticas da cidade. Giovanna Lanna, bacharel em Cinema pela UNA-BH e mestre em Fotografia Fine Arts pela New York FilmAcademy, em Nova Iorque e Los Angeles, é proprietária da galeria. Para a artista, a Inverso que tem como objetivo representar exclusivamente a arte contemporânea.
Em entrevista, a Giovanna diz que a ideia de abrir o ambiente veio da vontade de morar em Ouro Preto, somada à grande recepção da população e turismo. Além disso, a ausência de espaços locais reservados apenas para esse tipo de arte, apesar do grande número de artistas contemporâneos que Ouro Preto abriga hoje.
Ela diz que vê a galeria como outra opção pra quem gosta de arte, de visitar, de conhecer, para apenas consumir e até pra quem é leigo. Um espaço aberto, no intuito de divulgar a contemporaneidade.
A Inverso, além da exposição de obras de artistas como Deivison Silvestre e Lais Sobral, e até mesmo da própria entrevistada, organiza performances e oficinas abertas para o público. A programação ainda não é definida, mas já está sendo organizada. Os artistas representados pela galeria são escolhidos a partir de uma pequena biografia enviada, anexada a um portfólio. A partir daí, os temas de cada exposição são decididos, vindos do desejo da organização da Inverso em retratá-los, e os artistas já cadastrados são chamados para participar.
As obras são procuradas por pessoas de várias partes de Minas, especialmente pelo endereço eletrônico da galeria. O turismo também é forte no local, que recebe visitas frequentes de moradores ouropretanos e marianenses. A proprietária diz: “Estamos caminhando, formando o nosso público”. Ela conta também que está apaixonada com a cidade e com o movimento causado pela grande recepção. Acrescenta, ainda, que pretende ficar por um bom tempo, mas que no futuro tem vontade de abrir filiais em outros lugares, levar artistas para outras cidades ou até para o exterior, montando exposições da Inverso ou realizando um projeto itinerante.
Giovanna ainda não definiu a programação da galeria até o final do ano, mas pretende realizar uma exposição em junho, no período da copa, com o tema do Brasil. Hoje a Inverso está com uma vasta mostra de fotografias, além do acervo virtual, expondo obras de artista de Jorge Fonseca e Rachel Falcão.
A galeria funciona de quarta a sábado, das 10h às 19h, e domingo até às 16h. Segunda e terça apenas sob agendamento. A Inverso está localizada na Rua Getúlio Vargas, 248, no bairro do Rosário. Algumas obras também podem ser acessadas pela página da galeria na internet, através do endereço: www. inversogaleria.com.