A feira, realizada entre os dias 14 e 17 de setembro, é considerada o maior encontro de mineração da América Latina
O melhor uso dos recursos naturais, a ampliação da produção com redução do consumo de energia e água e a conquista da licença social para operar são alguns dos temas trabalhados pela Samarco na Exposibram 2015. O evento, considerado o maior encontro de mineração da América Latina, será realizado entre os dias 14 e 17 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
A empresa contará com um estande, construído com ecomadeira, e blocos intertravados, subprodutos fabricados a partir dos rejeitos provenientes do beneficiamento do minério de ferro. O acabamento da estrutura será feito com taboa, uma planta aquática processada pelo Taboa Lagoa, projeto já apoiado pela empresa no Espírito Santo.
Os investimentos ambientais e, principalmente, a gestão dos recursos hídricos na empresa também serão apresentados, com destaque para as ações para a redução do consumo, aumento da recirculação e tratamento de efluentes. Além disso, produtos de iniciativas apoiadas pela organização, como a linha de sabonetes Pérola, criada pela Fundação Sorria, o café produzido por cafeicultores atendidos pelo dos produtores atendidos pelo Programa de Desenvolvimento do Produtor Rural, na Serra do Caparaó, e a geleia de pimenta biquinho, feita pela Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, serão apresentados aos visitantes do estande.
Painéis
A Samarco também participa de dois painéis ligados ao Congresso Brasileiro de Mineração que acontecem simultaneamente à feira. O diretor-presidente da empresa, Ricardo Vescovi, representará a instituição no debate “CEOs discutem abordagens para implementar os princípios do Development Partner Framework”, marcado para o dia 16. Já o coordenador técnico de desenvolvimento socioinstitucional, Estaneslau Klein, lança o livro de sua autoria "Licença Social: Caminho para a Sustentabilidade do Negócio".
Para o dia 17, será apresentado o painel “Panorama da mineração em Minas Gerais: estudos recentes da FGV e as oportunidades para o fortalecimento das estratégias de comunicação no setor mineral”, mediado pelo assessor de relações externas da Samarco, Fernando Künsch.
Sobre a Samarco
Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e uma das maiores exportadoras do País. Com clientes em mais de 20 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, capacidade nominal de produção de 30,5 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 6 mil empregos, entre diretos e indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda.–, que dividem igualmente o controle acionário da empresa, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por três minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China) e um nacional, em Vitória (ES).