A Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto ( FAOP) recebe de 18 de setembro a 3 de novembro, a exposição fotográfica “Degradação em Cores”, do artista Alexandre Portilho. Uma sequência de imagens que trazem diversas camadas de tempo e sentido.
Alexandre Portillo, natural de Belo Horizonte, nasceu em 1962, é engenheiro e mais tarde se graduou em Artes Plásticas pela Escola Guignard. É das vivências adquiridas na engenharia que ele traz características, possibilitando uma inter-relação entre as duas vertentes, além de criar sua própria identidade artística. Participou de várias exposições, em especial junto com o grupo “Infinito Coletivas”, formado por colegas desde os primeiros anos de Escola; em maio deste ano Alexandre expôs na Galeria de Arte Nello Nuno a série de desenhos “Degraus do Conhecimento”, que explorava as múltiplas possibilidades do fazer artístico relacionado com o processo de construção de conhecimento.
Em “Degradação em Cores”, a fotografia está presente como a matéria visível e a pintura aparece no sentido de pensamento submerso. Obtidos no ano de 2014, parte dos resultados de elementos da pintura como linha, cor, composição, claro / escuro são trazidos diante da questão poética do envelhecimento, do desgaste, da destruição do corpo. No caso, o corpo do objeto fotografado carrega uma analogia com o próprio corpo do homem.
Sendo assim, a fotografia é tomada geralmente como registro de um instante e traz aqui outra dimensão: são camadas sobrepostas de tempo. Um exemplo é o descascado e a ferrugem como ampulhetas de um processo em permanente mutação que a fotografia teima em interromper.
Para sintetizar no que consiste a espinha dorsal desse trabalho, alguns questionamentos podem ser tomados como exemplos: A corrosão da imagem ou a imagem da corrosão? A destruição da imagem ou a imagem da destruição? A deterioração da imagem ou a imagem da deterioração?
A abertura da exposição acontece às 16h do dia 14 de setembro e, a partir dessa data, pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 18h, com entrada gratuita. A Galeria de Arte Nello Nuno fica na Rua Alvarenga, 794, Bairro Cabeças, Ouro Preto – MG. Mais informações pelo telefone (31) 3551-2014.
Serviço:
Exposição: Degradação em Cores de Alexandre Portilho - Abertura 18 de setembro à 17h30
Visitação - 18 de setembro a 3 de novembro de 2015 de Segunda a sexta-feira, de 12h às 18h
LOCAL: Galeria de Arte Nello Nuno na Rua Alvarenga, 794, Cabeças, Ouro Preto, MG
Entrada franca
Foto Convite Exposição Degradação em Cores de Alexandre Portillo
Fonte FAOP