O Sistema de Museus de Ouro Preto, com apoio do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), vai inaugurar a exposição Pelos Olhos do Marét às 20h desta sexta-feira (25/09), no Museu Casa dos Contos (Rua São José, 12 - Centro). Poderão ser conferidas imagens do acervo do Museu da Inconfidência, desenhos e referências a partes do livroOs Olhos do Marét (Belo Horizonte, 1997), de autoria da arte-educadora Bete Salgado, que há mais de 30 anos instituiu o Projeto Museu-Escola em Ouro Preto. As ilustrações são de Gélcio Fortes, diretor do Museu Casa Guignard.
Às 19h da mesma data, Bete e Gélcio participarão de bate-papo sobre a obra que inspirou a mostra. A história se passa na antiga Vila Rica, no século XVIII, para onde a menina Luiza foi transportada ao conhecer o Marét – personagem do mito dos índios Botocudos, que habita o céu e toma a forma de índio para ajudar outras pessoas. O evento integra a 9ª Primavera dos Museus, sob o tema Museus e Memórias Indígenas. Cantinho de leitura, ações educativas e outras atividades ocorrerão simultaneamente à exposição. Programação completa em www.museusouropreto.ufop.br.
SERVIÇO
O QUÊ: Abertura da exposição Pelos olhos do Marét e bate-papo com os autores do livro Os Olhos do Marét, que inspirou a mostra.
QUANDO: Bate-papo com Bete Salgado e Gélcio Fortes às 19h e inauguração da mostra às 20h do dia 25 de setembro, sexta-feira.
ONDE: Museu Casa dos Contos (Rua São José, 12 - Centro).
CURADORIA: Cláudia Pereira (Museu Casa dos Inconfidentes), Gélcio Fortes (Museu Casa Guignard), Leonardo Lopes (Museu Casa dos Contos), Margareth Monteiro (Museu da Inconfidência), Paulo Otávio Laia (Sistema de Museus) e Yara Mattos (Ecomuseu da Serra de Ouro Preto).