Crescimento do negócio, estratégia de vendas, público-alvo e divulgação foram alguns dos temas tratados por integrantes de três iniciativas de geração de renda desenvolvidas em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto. As associações Arte, Mãos e Flores, Costureiras do Vale da Benção e Mãos que Brilham receberam planos de negócios, documentos que irão direcionar seus os próximos passos.
Os planos são parte das ações do projeto de fortalecimento de iniciativas de Antônio Pereira, iniciativa viabilizada pela Samarco em parceria com a Fundação Gorceix e profissionais do Núcleo da Cátedra da Unesco (Nucat), vinculado à UFOP.
A entrega dos documentos representa um passo importante para o projeto, que durante o último ano beneficiou cerca de 50 moradores do distrito com cursos sobre marketing, liderança e cooperativismo, todos eles fundamentais para a manutenção de uma empresa.
“Com o plano de negócios em mãos, cada associação terá condições de explorar o mercado com maior potencial de retorno, ou seja, eleger o produto que será o ’carro-chefe’ do negócio. O documento também dá diretrizes de estruturação e sobre como produzir mais e melhor”, conta Guilherme Louzada, analista de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco.