Evento será realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, com o tema Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão; Paulina Chiziane, Lopito Feijoó e John Dinges são alguns dos nomes já confirmados
A literatura aproxima, cria identidades, gera a compreensão da diversidade cultural e o respeito ao outro. Pensando nisso e buscando fortalecer ainda mais o papel desta arte, a 11ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto trará para o público uma série de debates em torno do tema Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão. Realizado gratuitamente entre os dias 4 e 8 de novembro, em Ouro Preto, o evento jogará luz sobre assuntos relacionados à difusão e reprodução das narrativas como elemento de enfrentamento de questões culturais, políticas, econômicas e sociais por meio de debates, oficinas e exposições, entre outras atividades.
“Estamos em um momento crucial da história, em que é preciso trabalhar ativamente pela paz e compreensão entre culturas diferenciadas. As narrativas que diferentes culturas constroem sobre o mundo falam de sua relação com o meio. Os conflitos vividos em nossa era tão conturbada se originam, muitas vezes, dessa cisão entre o homem e suas formas de expressão”, explica a idealizadora e coordenadora do evento, a escritora Guiomar de Grammont.
Para falar sobre o assunto, o Fórum das Letras reunirá uma grande gama de autores, muitos deles internacionais, a fim de compartilhar suas experiências nos mais diferentes países. Paulina Chiziane, a primeira mulher moçambicana a publicar um romance, o português José Luís Peixoto, os angolanos José Eduardo Agualusa e Lopito Feijoó e o jornalista americano John Dinges, referência internacional sobre as atividades da Operação Condor na América Latina, são alguns dos confirmados. Outros nomes serão divulgados em breve.
Vale destacar, ainda, a inauguração da primeira casa de refúgio para escritores da América Latina, conforme anúncio feito 2014, quando os representantes do International Cities of Refuge Network (Icorn) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), responsável pela organização do Fórum das Letras, assinaram a carta de intenção. Na oportunidade, será anunciado o primeiro autor a ser abrigado pela instituição, contribuindo assim para a liberdade de expressão daqueles que sofrem com censuras e perseguições de regimes totalitários em seus países de origem.
“O fato de Ouro Preto acolher um projeto como esse é de extrema importância, já que a cidade foi palco de movimentos de resistência e de lutas pela liberdade. A Inconfidência, o movimento de insurgência mais importante do Brasil colonial, foi realizado por uma agremiação de poetas, a Arcádia Mineira. Esse movimento é revivido simbolicamente todos os anos com a homenagem a Tiradentes. Ouro Preto é a cidade ideal para celebrar a liberdade de expressão”, afirma Guiomar de Grammont.
Abertura
O debate inaugural do Fórum das Letras de Ouro Preto fará uma homenagem a um cânone da literatura nacional, Graciliano Ramos, cuja obra é marcada por alta complexidade social, política e psicológica. Dessa forma, a mesa Graciliano Ramos e a liberdade de expressão contará com a presença do escritor Ricardo Reis e da ensaísta Elizabeth Ramos, netos do autor, além de Audálio Dantas, autor de A infância de Graciliano Ramos, e Wander Melo Miranda, autor de diversos estudos e livros sobre o alagoano.
Ciclo Jornalismo e Literatura
Como tradicionalmente acontece, o Fórum das Letras de Ouro Preto será palco para discussões e reflexões relacionadas à produção jornalística. Coordenado pela professora Marta Maia, o núcleo receberá Adriana Carranca (Estado de S. Paulo), Franklin Martins, Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Leonardo Sakamoto (ONG Repórter Brasil), Marina Amaral (Agência Pública) e Robson Vilalba (Gazeta do Povo).
Fórum das Letrinhas
Com o objetivo de estimular a leitura desde a infância, o Fórum das Letras de Ouro Preto promove também o Fórum das Letrinhas. O braço infanto-juvenil do evento contribui para a formação de estudantes de 24 instituições de ensino, localizadas em Ouro Preto, Mariana e distritos, com dezenas de atividades pedagógicas e educacionais. Além disso, estão previstos espetáculos teatrais e contações de histórias.
O Fórum das Letras
O Fórum das Letras de Ouro Preto, um dos empreendimentos literários mais famosos no Brasil, é anualmente organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo como idealizadora a professora Guiomar de Grammont. Ele foi criado com o objetivo de instaurar entre escritores e leitores uma fértil interação e também no intuito de destacar o significativo papel da cidade de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade.
O principal objetivo do evento é construir uma ponte entre as culturas de língua portuguesa, promovendo o encontro entre criadores, editores, divulgadores, críticos e interessados na literatura dos diferentes países e comunidades dessas mesmas culturas.
Com 11 anos de realização, o Fórum das Letras contribuiu consideravelmente para a formação de leitores na região dos Inconfidentes, notadamente em Ouro Preto, cidade Patrimônio Mundial, e para o desenvolvimento sustentável através da formação de leitores.
Desde sua gênese, o Fórum se constituiu um espaço para o desenvolvimento de propostas em comum para promover o acesso dos autores lusófonos aos espaços de divulgação e difusão das suas obras no mundo, acesso por vezes dificultado por questões exteriores ao universo literário.
O Fórum das Letras conta com uma programação diversificada, dividida em Programação Principal, Fórum das Letrinhas, Literatura em Cena, Ciclo de Jornalismo e Literatura, Questões do Livro, além de atividades artísticas e culturais ligadas à literatura.
O evento conta com patrocínio do BNDES, Petrobras e Samarco. Mais informações: www.forumdasletras.ufop.br
SERVIÇO:
Fórum das Letras de Ouro Preto
Data: 4 a 8 de novembro
Local: Ouro Preto
Gratuito