No último final de semana, de 25 a 27 de setembro, Mariana – MG recebeu a alegria do palhaço de braços abertos. Aliás, dos palhaços, já que mais de 100 artistas circenses se reuniram para oCircovolante – 7° Encontro Internacional de Palhaços. O evento mobilizou cerca de 60 mil pessoas de todo o Brasil que puderam assistir a espetáculos nas praças, asilos e hospitais, além dos distritos próximos à cidade.
“A cada ano aumenta o público e a nossa responsabilidade em fazer um Encontro cada vez melhor e maior. A cidade abre o seu coração para o evento as pessoas abrem os seus sorrisos pelas praças, as ruas são envolvidas por uma alegria contagiante. Os convidados palhaços se sentem abraçados pela população de Mariana e pelos turistas. É tudo mágico, lindo e alegre!”, comenta um dos idealizadores e palhaço, Xisto Siman.
Em 2015, os homenageados do Encontro foram os palhaços Cebolinha e Viralata. Cebolinha – José Maria Mariano – é um palhaço tradicional que nasceu no circo itinerante da família, que tem várias gerações de artistas circenses. E pela primeira vez o festival homenageou um palhaço contemporâneo, que vem do teatro, o Rodrigo Robleño, que também é ator, diretor, produtor, curador e tem um extenso currículo que vai do teatro de rua ao Cirque du Soleil.
“Eu já conhecia do evento, é muito famoso no meio, todo mundo quer participar. Quando recebi a notícia da homenagem, puxa vida, fiquei muito emocionado. Lembrei-me do meu pai, meu tio, que já não estão aqui e que me ensinaram tudo... Eles ficariam orgulhosos. O Encontro está maravilhoso e é muito diferente pra mim, que tenho um cotidiano só de circo mesmo, estou encontrando outros palhaços, trocando experiências, o público interage mais, é muito gratificante”, disse Cebolinha.
O Circovolante – 7° Encontro Internacional de Palhaços teve patrocínio máster da Petrobras e do Governo Federal, patrocínio da Caixa, Prefeitura Municipal de Mariana, Incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio cultural da SAMARCO Mineração e Câmara de Vereadores de Mariana, parceria do Number One, Marianatur, SESI-Fiemg, Neaspoc, Lunática, IPHAN e Top Cultura.
Fotos Eduardo Tropia