A programação do Fórum das Letras de Ouro Preto 2015 foi lançada nesta terça-feira (6) com uma coletiva de imprensa, em Belo Horizonte. Com toda a programação gratuita, o Fórum oferecerá ao público durante cinco dias cerca de 40 sessões, debates, workshops e intervenções artísticas norteadas pelo tema "Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão", entre os dias 4 e 8 de novembro. A programação completa pode ser conferida aqui.
Nesta edição, Graciliano Ramos, autor de "Vidas Secas" e grande nome da literatura nacional, será o escritor homenageado no debate de abertura. A mesa " Graciliano Ramos e a liberdade de expressão" contará com a presença do escritor Ricardo Reis e da ensaísta Elizabeth Ramos, netos do autor, além de Audálio Dantas, autor de A infância de Graciliano Ramos, e Wander Melo Miranda, autor de diversos estudos e livros sobre o alagoano.
De acordo com a idealizadora do Fórum das Letras, Guiomar de Grammont, no momento atual é fundamental trabalhar ativamente pela paz e compreensão entre culturas diferenciadas." As narrativas que diferentes culturas constroem sobre o mundo falam de sua relação com o meio. Os conflitos vividos em nossa era tão conturbada se originam, muitas vezes, dessa cisão entre o homem e suas formas de expressão", disse. Neste ano, durante o Fórum das Letras, será inaugurada a primeira casa de refúgio para escritores da América Latina, conforme anúncio feito na edição de 2014, quando os representantes do International Cities of Refuge Network (Icorn) e da UFOP assinaram uma carta de intenção.
O Fórum conta com mais de 80 convidados, entres eles, Laerte, Jorge Mautner, Jards Macalé, José Luís Peixoto e John Dinges.
Em sua 11º edição, o Fórum das Letras de Ouro Preto é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e conta com o patrocínio do BNDS, Petrobras e Samarco.