O que é patrimônio cultural? Anna Maria de Grammont responde para toda a criançada no livro "Aninha Pimenta em: O que é Patrimônio Cultural?". A obra será lançado no dia 24 de outubro, às 11h, na Livraria Quixote ( Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi, em Belo Horizonte). A obra, com desenhos da ilustradora Luanna de Cristo, busca exemplificar de maneira lúdica e divertida, a importância desta questão para a memória coletiva e individual.
De acordo com a autora, a escassez e, muitas vezes, ausência de instrumentos de apoio para sensibilização a respeito da preservação do patrimônio é um grande entrave para iniciativas de educação patrimonial. " Professores, pais e mesmo administradores interessados na preservação e no uso sustentável de bens históricos necessitam de material de formação e sensibilização das comunidades onde estão inseridos”, explica a autora.
O livro trabalha com uma ótica a partir da observação da história pessoal das crianças e os valores dados a bens materiais e imateriais do próprio cotidiano, para depois expandir a percepção destes sentimentos para os bens de importância coletiva. O título é uma homenagem a Anna Pimenta, mãe da autora, uma forma de inserira a própria história no livro e demonstrar o respeito a esta construção simbólica e emocional que coletivamente circunda o Patrimônio Cultural. “Dessa forma, o princípio básico do trabalho é o estimulo a um laço afetivo em que se considera que os significados e os sentimentos associados ao Patrimônio Cultural são construções simbólicas, existenciais e circunstancializadas’, afirma.
A autora
A questão da preservação acompanha o trabalho de Anna Maria há bastante tempo. Doutora em Economia Aplicada com o tema Gestão e Desenvolvimento Sustentável Turístico em Cidades Históricas Brasileiras pela Universidade de Málaga, na Espanha, e mestre em Cultura e Turismo, além de especialista em Cultura e Arte Barroca, Anna Maria de Grammont é também autora do livro “Hotel Pilão – um incêndio no coração de Ouro Preto”.