A participação da cartunista e chargista Laerte Coutinho será um dos destaques do Fórum das Letras de Ouro Preto neste sábado, 7 de novembro. Laerte será a protagonista da mesa Perfil, com mediação do jornalista Fernando de Barros e Silva, diretor da Revista Piauí. O encontro acontecerá às 15h30, no Cine Vila Rica. Além de sua relevante contribuição para a cena cultural brasileira, a presença da cartunista contribui com as discussões propostas pela temática Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão, que norteiam o evento em 2015.
No sábado, a programação tem início às 10h30, com as atividades do Fórum das Letrinhas na Casa de Guignard. Na oportunidade, será ministrada a oficina do livro “O que é patrimônio cultural?”, escrito pela coordenadora do PAC das Cidades Históricas de Mariana, Anna Maria de Grammont. No mesmo horário, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (GLTA), o Ciclo Jornalismo e Literatura contará com a mesa Narrativas de reportagens, imagens e jornalismo, comAntonio Martins (Outras Palavras) e Paulo Markun, em uma conversa mediada pela curadora Marta Maia. Larissa Alberti e Luciana Romagnolli participam do debate Texturas no corpo da cidade: dramaturgias do espaço e intervenções poéticas, às 11h, na programação do #DasLetras.
A agenda do Cine Vila Rica tem início às 14h, com uma conversa entre Audálio Dantas e Miriam Leitão, na mesa Prêmio Jabuti, mediada por Nina Caetano. Às 17h, a conversa apoiada pela Revista Cult, Política dos afetos, promoverá o encontro entre Christian Dunker e Vladimir Safatle, com mediação de Wellington Andrade. Fechando a programação do dia, o jornalista americano John Dinges, referência internacional sobre as atividades da Operação Condor na América Latina, e Paulo Markun conversam sobre Memória, Anistia e Silêncio.
O último dia de Fórum das Letras começa às 9h30 do domingo, 8 de novembro, com a aula O Rei pode chegar: os fantasmas da história cultural, da qual participam João Cezar de Castro Rocha e Valdei Lopes de Araújo, no Anexo do Museu da Inconfidência. A verve infantil do trabalho de Miriam Leitão será apresentada às 10h30, com o lançamento deFlávia e o Bolo de Chocolate, como parte das atividades do Fórum das Letrinhas.
No Ciclo Jornalismo e Literatura a atração será às 11h, com o workshop Jornalismo em Quadrinhos, no GLTA, e presença do artista gráfico Robson Vilalba (Gazeta do Povo), vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2015. No mesmo horário, no Anexo do Museu da Inconfidência, a mesa apoiada pela Revista Época traz o debate Vozes em Diálogo: a literatura e o jornalismo nas redes sociais, com João Gabriel de Lima, José Luís Peixoto e mediação de Américo Antunes.
No Cine Vila Rica, a partir das 14h, Ana Elisa Ribeiro, Geraldo Carneiro e Nicolas Behr se unem ao angolano Lopito Feijóo, mediados por Júlia de Carvalho Hansen, na mesa Os poetas e o politicamente correto. A atração será seguida pela leitura dramática O queijo – uma comédia sórdida, por Julianno Mendes e pela apresentação do Sarau Viralata, com os artistas Zi Reis, Cadu dos Anjos, Macoy Iraí e Nath Barcelos.
O encerramento oficial do Fórum das Letras 2015 será às 18h, com a tradicional Chuva de Poesias organizada pelo poeta e artista plástico Guilherme Mansur, na Praça Reinaldo Alves de Brito.
O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, BNDES (patrocinador exclusivo do Ciclo Jornalismo e Literatura), Petrobras (patrocinador exclusivo do Fórum das Letrinhas) e Samarco. Governo Federal: pátria educadora.
Mais informações: www.forumdasletras.ufop.br.
SERVIÇO:
Fórum das Letras de Ouro Preto
Data: 4 a 8 de novembro
Local: Ouro Preto (consultar a grade de programação)
Gratuito