Como parte das atividades da 38ª Semana de Aleijadinho e foco no público infantil, as oficinas “Gênese Artística: Do barro à criação” e “Revelando as aventuras do Mestre Antônio” serão ministradas gratuitamente para alunos da escola Estadual Marília de Dirceu e da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, ambas de Ouro Preto. Os cursos visam a percepção das crianças sobre as produções artísticas, lembrando o mestre Aleijadinho.
Abrindo as ações da Semana que relembra a morte do mestre barroco, a oficina “Gênese Artística: do barro à criação” acontece no dia 16 de novembro, às 14h, na Casa do Folclore de Ouro Preto. O artista plástico e pesquisador Luciomar Sebastião de Jesus é o responsável por conduzir os alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu na descoberta das técnicas de escultura. Os participantes aprenderão, de maneira lúdica, como é o processo de criação de um rosto sacro na arte barroca.
Baseados no livro “As aventuras do mestre Antônio”, Maristela Moreira e Dinho Bento, autora e ilustrador da obra, respectivamente, ministram a oficina “Revelando as aventuras do Mestre Antônio”. Alunos da Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa participam da oficina no dia 17 de novembro, às 15h30, e 18 de novembro às 14h, na Casa de Gonzaga. Maristela destaca a importância do contato das crianças com Aleijadinho, pois, segundo ela, aguça o olhar para uma maior exploração e compreensão das imagens, despertando um novo olhar, um novo modo de sentir e interagir com as obras do Mestre Aleijadinho.
Oficinantes
Luciomar Sebastião de Jesus é natural da cidade mineira de Congonhas. Autodidata, atua como ilustrador de selos, sendo vencedor de diversas edições promovido pelos Correios. Além de desenhar, trabalha com escultura em diversos materiais como o bronze, borracha e madeira. Já expôs monumentos em bronze em cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente, trabalha na diretoria de Patrimônio da cidade de Congonhas (MG).
Maristela Moreira de Carvalho, ouro-pretana, professora licenciada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade do Rio de Janeiro e Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, faz parte da equipe pedagógica da Casa do Professor da Secretaria Municipal de Educação e acredita ser este livro uma forma de expressar seu amor por Ouro Preto, cidade que abriga e acalenta suas esperanças e sonhos. Escreveu outros livros como: “Ouro Preto, sua história, seus encantos, sua magia” e “O Mistério da Mina”.
Dinho Bento é natural de Mariana. Começou a estudar artes ainda adolescente, na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Anos depois, formou-se Técnico em Comunicação Visual pelo INAP (Instituto de Arte e Projeto). Em 2010, iniciou o curso de Artes Plásticas na Escola Guignard - UEMG, onde se graduou em pintura e desenho no final de 2014. Atualmente faz pós-graduação em ilustração científica e naturalista na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além dos trabalhos pelas cidades, leva o graffiti (que é uma arte essencialmente urbana) às áreas rurais, dando um novo sentido e significado aos suportes que encontra pelos caminhos. Os trabalhos podem ser encontrados por vários cantos de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e em outros países como Hungria, Espanha, Slovênia e Alemanha.
38 ª Semana do Aleijadinho
Em 2015, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Aleijadinho realizam a 38ª Semana do Aleijadinho – “Escultura, arquitetura e pintura nos caminhos das Minas: aparência e realidade”. O evento acontece entre os dias 16 e 21 de novembro. Desde sua primeira edição, em 1968, presta homenagem ao aniversário de morte do mestre e patrono das artes no Brasil Antônio Francisco Lisboa. A programação é composta por oficinas, exposições, lançamento de livro, concertos e debates, além do Colóquio Internacional sobre História da Arte.
A 38ª Semana do Aleijadinho conta com o apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Programa de Pós-Graduação em História (UFMG), Sistema SESI/FIEMG, IPHAN, Converso Comunicação, Assembléia Legislativa de Minas (ALMG), Orquestra Ouro Preto, Prefeitura de Ouro Preto, Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Casa do Folclore de Ouro Preto, Ambienta, Anamar Transporte e Construções, Hotel Luxor, Hotel Minas Gerais, Pousada Arcádia Mineira, Pousada Mondego, Anavladia – Fundição Artística, Padaria Tutti Pani, CAPTACULT Captação e Projetos.
Confira a programação completa da 38aSemana do Aleijadinho no site: www.museualeijadinho.com.br