Na última quarta-feira (14), o Museu Casa dos Inconfidentes abriu a 12ª Semana de Museus com a exposição “Memória da escravidão em Minas Gerais”, que contempla a coleção de objetos ligados à vida dos negros em Ouro Preto, pertencente ao artista plástico Luiz Antônio Rodrigues, mais conhecido como “Chiquitão”.
O artista coleciona objetos antigos há cerca de 30 anos, alguns artefatos são encontrados casualmente, outros são comprados. “Para mim é muito prazeroso participar dessa exposição. Nas minhas coleções eu reflito a cidade onde nasci, além de unir artes plásticas e história”, comemorou Chiquitão. Estão expostos cachimbos, cerâmicas, documentos e objetos de tortura, como palmatórias, coleiras e máscaras, além de gravuras de Debret que retratam cenas cotidianas dos negros durante os séculos XVIII e XIX. “É uma exposição visceral porque retrata o cotidiano dos escravos e os maus tratos a que eram submetidos. As pessoas vão encontrar uma exposição popular, um resgate da história da cidade, não apenas para os turistas, mas principalmente para os ouro-pretanos”, afirmou.
Inaugurado em 2011, o Museu Casa dos Inconfidentes é o único Municipal em Ouro Preto. Este é o terceiro ano que a Casa participa da Semana Nacional de Museus. “A proposta desde que o Museu foi inaugurado é contar a história da cidade para os turistas também, mas em primeiro lugar, para as pessoas de Ouro Preto. É fazer deste Museu um espaço para os ouro-pretanos”, relatou a diretora do Museu, Cláudia Gomes Pereira.
O tema da Semana de Museus deste ano é “Coleções”, por essa razão o pintor e restaurador Chiquitão foi convidado a expor seus artefatos. “Chamamos o Chiquitão, por ser um artista popular, e ele se mostrou disponível para expor sua coleção, que é uma maneira de lembrarmos a abolição dos escravos, comemorada em 13 de maio”.
A Programação das oficinas do Museu Casa dos Inconfidentes segue abaixo:
14/05 a 12/06: Exposição “Memória da escravidão nas Minas Gerais: a coleção Chiquitão”.
15/05 e 16/05, de 10h às 12h: Oficina “O tamanho do meu olhar", com alunos da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade.
20/05, de 13h às 17h: Oficina de flores em tecido e vasos decorados.
A programação é gratuita e o Museu está aberto à visitação de segunda a sábado, de 10 às 16h.