“VERSUS - BARROCO LIBERTO” E “MURUS” ESTÃO NA MOSTRA
No dia 21 de novembro, a Patrícia de Deus - Ideias e Papeis inaugura o Natal Barroco na Patrícia de Deus, com uma elaborada vitrine inspirada no barroco, criada pelo designer Daniel Gonçalves. Aproveitando o tema natalino, o fotógrafo Eduardo Tropia foi convidado para uma exposição no PDD - Espaço de Arte, no interior da loja. As peças fazem parte das séries Murus e Versus - Barroco Liberto, produzidas em fine art – impressão fotográfica certificada de altíssima qualidade.
Versus - Barroco Liberto, de 2012, é uma releitura do vasto acervo fotográfico de igrejas históricas mineiras produzidas nos mais de 40 anos de atuação de Tropia. A série é composta por obras produzidas a partir da sobreposição de dois slides (cromos antigos) de imagens com motivos barrocos. A composição é finalizada no papel de alta durabilidade, em um processo totalmente analógico, sem interferência digital. Cada peça é composta por um jogo de imagens com elementos históricos, religiosos e artísticos.
Já a série Murus traz fotografias do muro interno de uma escola pública em Ouro Preto, que recebeu uma intervenção artística de pintura de mosaicos em 1998. 15 anos depois, Eduardo Tropia registrou panoramas e detalhes da instalação, dando destaque às composições de cores e ao efeito do tempo, que deteriorou pouco a pouco a obra original. As fotografias mostram, portanto, uma nova leitura desta peça de arte urbana. As duas séries foram produzidas em parceria com o Studio Anta e têm curadoria de Guilherme Horta.
Natural de Ouro Preto, Eduardo Tropia tem como um de seus diferenciais a busca pela excelência técnica na finalização de suas peças. Todas as fotografias em exposição são impressas com tinta mineral em um papel especial, confeccionado em fibra de algodão. Certificado por uma empresa alemã, este material garante às obras uma durabilidade estimada entre 50 e 100 anos.
" Com este processo especial disponível no mercado, temos a garantia de que não há interferência do tempo. A fotografia entra no mercado de arte e a obra recebe um certificado, garantindo que só um número restrito de pessoas tem um exemplar da série”, explica o artista.
SERVIÇOS: Exposições – Fotografias de Eduardo Tropia
Data: de 21 de novembro a 05 de janeiro
Local: Patrícia de Deus - Ideias e Papéis - PDD Espaço de Arte (Rua Fernandes Tourinho, 145, Savassi).
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 19h. Sábados, das 9 às 14h.
Telefone: (31) 3223-5415
www.patriciadedeus.com.br
Sobre a Patrícia de Deus – Ideias e Papéis
O nome resume o que a loja propõe, ancorada no bom gosto e curadoria da proprietária, Patrícia de Deus, o espaço reúne tudo o que envolve os dois conceitos. Ideias: arte, design, artesanato... E o objeto para a materialização delas, os papéis: cadernos, blocos, agendas, calendários.
Com este preceito, parcerias certeiras e um refinamento que foi sendo adquirido em pesquisas e viagens, a “Patrícia de Deus – Ideias e Papéis” completa cinco anos em 2015. O espaço tem como produto principal o caderno. Pautado ou não, vertical, horizontal, ilustrado, assinado, conceitual ou objetivo. “Sempre gostei de cadernos. Da sua função prática, no cotidiano, ao uso sentimental, um lugar de guardar memórias, segredos, materializar ideias”, conta a proprietária.
Em 2010, a loja chegou ao mercado inovando nos detalhes e na delicadeza de seus produtos. Logo de imediato, ganhou mais identidade com o projeto “Patrícia de Deus Convida”, quando Patrícia convidou oito artistas assinar uma coleção, criando as capas dos cadernos. As vitrines são um evento à parte. Como uma tela, a fachada ganha a imaginação dos artistas a cada data comemorativa.
Sobre o artista
Fotógrafo com 40 anos de atuação, Eduardo Tropia tem no currículo trabalhos em destinos turísticos, fotografias industriais, editoriais (Jornal O Tempo, Revista IstoÉ), Artes Plásticas e Artes Cênicas. Lecionou fotografia na FAOP e ministra oficinas periodicamente em Ouro Preto, cidade onde vive. Produziu exposições em Ouro Preto, dentre elas: "Memória dos Festivais de Inverno Ouro Preto Mariana", "Ouro Preto Jazz Tudo é Jazz" e "Ruas de Minha Vida", que também foi exposta na cidade de Lagos, em Portugal, durante o Cineport 2006. Em Belo Horizonte e São Paulo, assinou a exposição “E nós que nem sabemos”. Apresentou trabalhos na Casa Cor Minas em 2012 e 2013. Integrou a exposição "Minas Território das Artes" no Palácio das Artes em maio de 2014. Integrante o coletivo “Olho de Vidro” há 9 anos. Além de fotógrafo, é gestor do site ouropreto.com.br e consultor editorial para sites de informações culturais e turísticas.
www.eduardotropia.com.br