O CAT já atendeu cerca de três mil pessoas em três meses de funcionamento, de acordo com pesquisa.
Iniciado em agosto deste ano, o CAT dá ao visitante um melhor atendimento com informações turísticas e contribui para a sustentabilidade do turismo. Muitos turistas buscam informações sobre Ouro Preto e também distritos, conversam sobre suas expectativas e em algumas vezes novamente, também na partida, para agradecer e registrar suas experiências.
Com gestão compartilhada, o Centro tem a infraestrutura, segurança e manutenção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e o treinamento e atendimento sob a responsabilidade da Universidade Federal de Ouro Preto. Visando o bem estar e a satisfação dos turistas, os estagiários têm treinamento em expertise de turismo, como hotelaria, história, hospitalidade, agenciamento e museologia. Todo serviço prestado no local é gratuito, e não há pagamentos de comissões.
Coordenador do projeto e professor do Departamento de Turismo da UFOP, Ricardo Fonseca, destaca que o CAT é um projeto de excelência por ser uma parceria e dar oportunidade para os alunos do curso de turismo. “O CAT possui a função de informar (quantitativo) e não de indicar (qualitativo), complementando o guiamento e agenciamento turístico”, completa o professor.
Para o estudante do curso de Turismo e estagiário do CAT, Rodrigo Guissoni, o projeto vai muito além do simples fato de atender os visitantes. “A experiência de trabalhar com a recepção turística é a melhor possível. No CAT realizamos atendimentos em inglês, francês e espanhol, o que nos permite conhecer pessoas de diversas partes do mundo, trocar experiências culturais, fazer novas amizades e aperfeiçoar ainda mais os idiomas.”, comenta Rodrigo.
Quem procura o CAT
O movimento turístico é maior nos finais de semana e feriados. Os turistas brasileiros são principalmente de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Os excursionistas são os que mais procuram o atendimento, o que equivale 50% dos atendimentos diários. Os visitantes do exterior vêm principalmente da França, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Espanha. Das pessoas atendidas, a maioria é formada por casais, com nível superior e têm como principal procura os mapas de acesso ao centro histórico e como chegar aos atrativos culturais, naturais e civis.
A recepcionista do Departamento de Turismo da Ufop, Maria do Carmo Aniceto, comenta que sua irmã mora na Flórida e vem em visita ao Brasil após 30 anos. “Vou levá-la ao Centro de Atendimento ao Turista para que ela possa conhecer um pouco mais sobre os atrativos da cidade”.
Premiação
Em outubro, o CAT foi premiado no Festival de Turismo, no evento Jornada Científica do Turismo, proposto pela UFOP que contemplou os projetos desenvolvidos na área de Turismo. Também tem uma parceria com a Feira de Artesanato em Pedra Sabão, do Largo do Coimbra. Cada mês um artesão irá expor os seus produtos no local, sendo uma forma também de valorizar o artesanato local, não como ponto de vendas, mas como souvenir e de responsabilidade sócio-ambiental.
Horário de atendimento
O Centro de Atendimento ao Turista atende diariamente, inclusive aos finais de semana, de 7h às 17h. Fica instalado no segundo piso do Terminal Rodoviário 8 de Julho, em Ouro Preto. Para mais informações ligue: (31) 3551-5552.