Em virtude do acontecimento do último dia 5, o rompimento da barragem da mineradora Samarco, que atingiu algumas comunidades rurais de Mariana, cada vez mais os turistas vem cancelando suas visitas a cidade, o que piora ainda mais a situação do município, pois Mariana tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. Por esse motivo, ressaltamos que a sede do município não foi atingida pelo rompimento das barragens. O centro histórico que mantém preservados seus monumentos, ruas, praças e casario, continua intacto e belo para receber turistas.
Mariana, uma das cidades históricas mais importantes do Brasil, possui um acervo de patrimônios muito extenso e conserva belas igrejas, ricos museus e um imenso conjunto de monumentos civis e religiosos construídos no tempo de Colônia, quando o ouro era abundante na região. Obras como essas motivam pessoas do mundo todo a conhecer de perto essas riquezas. Pesquisas recentes da Setur-MG demonstram que 83% dos visitantes que procuram Mariana como destino são motivados pelo turismo cultural, e destes, 82,9% afirmam que a viagem atendeu plenamente às expectativas. Os itens mais bem avaliados pelos turistas foram a hospitalidade, a gastronomia e os atrativos turísticos. Venha visitar Mariana e conhecer nossos atrativos. Contribua com a cidade nesse momento tão difícil. Afinal, turismo é também uma forma de solidariedade.
CONHEÇA MARIANA
Nascida em 1696, como arraial de Nossa Senhora do Carmo, Mariana, a primeira Capital de Minas Gerais, recebeu das mãos do presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional por seu significativo patrimônio histórico, religioso e cultural, em 1945. Segundo o historiador marianense Rafael Arcanjo Santos, em 1745 o Rei de Portugual, Dom João V, elevou a então Vila Real do Ribeirão do Carmo a categoria de cidade, mudando, portanto, seu nome para Mariana, uma homenagem a Rainha Maria Ana de Áustria. No dia 6 de Julho de 1945, em homenagem a data bicentenária de elevação a categoria de cidade, o presidente Vargas erigiu em Monumento Nacional todo o acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Mariana, dando a cidade o título de Monumento Nacional.
Mariana Continua Linda, Grupo no face: Clique aqui!