Nem a chuva conseguiu esfriar a 5ª edição do Festival Diversão Arte Verão, que animou Ouro Preto entre os dias 8 e 17 de janeiro. Com programação intensa, 14 atividades gratuitas foram oferecidas em 10 dias de evento. Cerca de 2.000 pessoas participaram das ações, que se dividiram em oficinas, exposição, atividades lúdicas e mostra de curtas de animação.
Sucesso de público em suas edições anteriores, o Festival Diversão Arte Verão atraiu baixinhos e adultos para a cerimônia de abertura, que aconteceu no dia 8 de novembro, na Casa dos Contos. O público acompanhou atento as falas oficiais dos parceiros e organizadores e prestigiou a apresentação do grupo de Pastorinhas do Padre Faria. O momento também foi de lançamento: Ouro Preto conheceu os famosos Tuk Tuks, novas opções para o turismo na cidade.
A cantora Nana também se apresentou na abertura do evento. De volta ao Festival, Nana trouxe sua macaca Lica e divertiu os presentes em número de ventriloquismo. Além da abertura, a cantora foi ao Bairro Padre Faria apresentar às crianças o Brincando na Rua com a Nana, que resgatou brincadeiras de antigamente, mesclando jogos e músicas de outras épocas.
O Festival trouxe a Ouro Preto a exposição A Fantástica História dos Brinquedos, em parceria com o Museu dos Brinquedos, de Belo Horizonte. Aberta à visitação durante todos os dias do evento, a exposição arrancou sorrisos e ampliou o brilho nos olhos das diversas gerações que passaram pelo Museu Casa dos Contos. A Fantástica História dos Brinquedos constrói uma linha do tempo, apresentando brinquedos que marcaram época nas décadas do século XX. Bonecas, meios de transporte, brinquedos nacionais e vídeo-jogos compõem o acervo itinerante do Museu dos Brinquedos.
O Festival Diversão Arte Verão foi um momento de interação entre crianças ouro-pretanas e turistas nacionais e internacionais. Juntas, aprenderam e se divertiram bastante nas oficinas promovidas, também, em parceria com o Museu dos Brinquedos. Foram seis ações nas quais os pequenos construíram seus próprios brinquedos com materiais de baixo custo e reciclados. Nos dias 9, 10, 17 e 18 de janeiro, as crianças colocaram toda sua criatividade à prova nas oficinas de boizinho de bucha vegetal, boneco de massinha, boneca de jornal, boneca de colher de pau, geleca e bichinho de cabaça.
Outro momento de aprendizado foi a Animando – Mostra de Curtas de Animação, em parceria com a Casa da Animação de Sabará. Entre os dias 12 e 14, o Cine Vila Rica exibiu curtas de animação, selecionados cuidadosamente pelo coordenador da Casa da Animação, Silvino Fernandes. Além das exibições, a Mostra promoveu oficinas de Stop Motion, nas quais as crianças puderam entender o processo de produção de um filme de animação e ajudaram na execução de um.
Encerrando o Festival Diversão Arte Verão, o Museu dos Brinquedos realizou a atividade lúdica Se essa rua fosse minha... na manhã do dia 18 de janeiro. A proposta inicial era levar os baixinhos para a rua, e o espaço escolhido foi o Largo Marília de Dirceu. No entanto, a chuva veio e as crianças foram convidadas para o Museu Casa dos Contos, onde participaram de oficinas de arte, contação de histórias, construção de brinquedos e se divertiram bastante.
O Festival Diversão Arte Verão tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o Museu dos Brinquedos, de Belo Horizonte; do Movimento Feliz Brincadeira Sempre, de Betim; a Casa da Animação, de Sabará; e o apoio local do Museu Casa dos Contos e do Cine Vila Rica. A co-produção é da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto – ADOP e a produção é da Mezcla Organização Cultural.
Fotos: Exposição na Casa dos Contos, "A fantástica história dos brinquedos", em parceria com o Museu dos Brinquedos - Crédito Stênio Lima
Assessoria de Imprensa: Converso Comunicação