No próximo dia 14 de fevereiro começam as ações para a execução das obras de restauração arquitetônica da Catedral da Sé, em Mariana (MG). Contratada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra consiste na segunda ação, dentre as 15 previstas, para o município de Mariana. A reestruturação é viabilizada pelo PAC Cidades Históricas.
As obras da restauração da matriz contemplarão as alvenarias, pisos, forros, telhado, estrutura, instalações hidrossanitárias e de drenagem, além de outras intervenções de conservação preventiva. Para sua realização o Ministério da Cultura e o Governo Federal destinaram mais de dois milhões de reais.
Para marcar o início das obras será celebrada uma missa, na Catedral, no dia 14 de fevereiro, às 19 horas, pelo arcebispo dom Geraldo Lyrio. Em seguida, será apresentado um concerto. O evento será aberto ao público.
A Catedral de Nossa Senhora da Assunção – a Sé – teve sua origem na primitiva capelinha da Conceição, fundada em 1703, pelo capitão Antônio Pereira Machado. Dez anos mais tarde, no mesmo local da capela, iniciaram-se as obras de construção da Matriz, em madeira e taipa, pelo mestre Jacinto Barbosa Lopes. Ao longo dos anos diversas obras foram ali empreendidas, e contou com a atuação de vários mestres reconhecidos, entre eles José Pereira Arouca.
Em 1798, decidiu-se pela reedificação do bem respeitando os padrões arquitetônicos originais, e optou-se pela utilização pedra e cal na fachada frontal, conferindo a ela o aspecto sóbrio do barroco jesuítico. Seu interior guarda um dos mais ricos e significativos conjuntos de talha de Minas Gerais, revelando diversas etapas do barroco luso-brasileiro. Merece destaque a pintura do batistério, atribuída a Manuel da Costa Athayde, e o Órgão Arp Schnitger, doado no século XVIII, por D. João V, à Sé de Mariana.
PAC - Das oito cidades mineiras inscritas no programa do Governo Federal, Mariana é a que garantiu o maior volume de recursos: R$ 67 milhões, com 15 ações aprovadas. A primeira começõu no dia 3 de janeiro deste ano, com início da restauração da igreja do Rosário dos Pretos e a implantação do Museu Vieira Servas em Mariana.
Criado para desenvolver e proteger o patrimônio, o PAC das Cidades Históricas destina recursos à recuperação e revitalização das cidades, à restauração de monumentos e ao desenvolvimento econômico e social, bem como ao suporte às cadeias produtivas locais. Segundo o governo federal, ao todo, serão investidos cerca de R$ 1,6 bilhão em 44 cidades brasileiras, destinados a 425 obras de restauração.
SERVIÇO
Inauguração da obra da Catedral da Sé
Dia: 14 de fevereiro de 2016
Hora: às 19h
Local: Catedral da Sé, Mariana (MG)