Para aproximar os jovens aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional das empresas parceiras e comunidade local, a Rede Cidadã - uma das principais organizações brasileiras com foco na geração de emprego e renda – promoverá uma atividade de integração em Ouro Preto no dia 26 de fevereiro. A programação da atividade, que vai das 13h às 17h, contará com bate-papos, oficina de fotografia e confecção de tapetes de serragem, além da aula de capoeira que será ministrada por um ex-Jovem Aprendiz. De acordo com Cláudia Barbosa, coordenadora da Rede Cidadã em Ouro Preto, a atividade vai muito além da integração. “Queremos reafirmar para os jovens as oportunidades que lhes são dadas e conscientizá-los da importância de cada um deles para o mundo”.
Na oficina de confecção de tapete de serragem, atividade que se tornou parte da cultura da cidade Ouro Preto durante a Semana Santa, os jovens aprendizes terão a oportunidade de participar da construção de um tapete com a logo da Rede Cidadã e a frase “Vida e Trabalho: Um só valor”. Já a oficina de fotografia, ministrada por Caetano Etrusco, da Top Cultura, unirá duas ações em uma só: além de aprender um pouco mais sobre a arte de registrar imagens, os jovens serão os responsáveis por fazer a cobertura fotográfica da iniciativa. Para isso, usarão um equipamento que está sempre com eles: o celular. “A ideia é mostrar a eles que é possível fazer boas fotos sem precisar de uma câmera profissional”, diz Cláudia. Um cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, explicará aos jovens sobre as atividades relacionadas ao manifesto “Não-Violência e Paz” e também estará à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
A tarde de atividades integradas envolve, em vários aspectos, o universo do Jovem Aprendiz. De acordo com a coordenadora, a ideia é que os jovens participem de tudo. “Faremos um rodízio para que todos tenham a oportunidade de vivenciar e experimentar as atividades que foram planejadas exclusivamente para eles com muito carinho”.
O evento tem parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto; Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania; Top Cultura; Polícia Militar de Minas Gerais; Rádio Real FM; Rádio Itatiaia Ouro Preto; Minas Brasil Segurança do Trabalho; Padaria Horta e Fruta e Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Sobre a Rede Cidadã
A Rede Cidadã é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2002. Foi criada com o objetivo de maximizar os resultados do investimento social realizados pelas empresas parceiras. Em sua atuação, a Rede Cidadã cria complementaridade entre projetos sociais de governos, de empresas e iniciativas sociais do Terceiro Setor, utilizando-se, para tal, de ferramentas de gestão empresarial. Com isso, a Rede Cidadã promove a sinergia dos três setores de modo a fortalecer o movimento de cidadania corporativa, as políticas sociais e o interesse público.
Especializada na geração de trabalho e renda, a Rede Cidadã atende jovens, adultos e, mais recentemente, os seniores – público acima de 50 anos. Desde sua fundação, a organização já inseriu 50 mil jovens e adultos no mercado de trabalho por meio de projetos de Empregabilidade e de Aprendizagem, atendendo a Lei do Jovem Aprendiz. Presente em 45 cidades de 9 estados brasileiros, a Rede Cidadã busca desenvolver atitudes comportamentais e competências vinculadas ao valor do trabalho para a vida, junto ao público atendido.
Para isso, utiliza-se da metodologia exclusiva de Rede de Geração de Trabalho e Renda (RGTR) – que já foi reconhecida pelos avaliadores da Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social. O funcionamento da metodologia se baseia na força das parcerias, estabelecendo uma rede colaborativa que direciona recursos humanos, físicos, financeiros e sociais para o desenvolvimento humano. Sempre contando com a força do meio empresarial, a metodologia se fundamenta na Responsabilidade Social e no Voluntariado como forma de mobilizar recursos para transformação social integrando vida e trabalho.
Para mais informações, acesse: www.redecidada.org.br.
SERVIÇO
Data: 26 de fevereiro de 2016
Local: Rua Dom Helvécio, 428, Cabeças – Ouro Preto
Horário: 13h às 17h