O grupo Terno Teatro, de Belo Horizonte, ministrará gratuitamente sua oficina de Confecção de Bonecos Marionetes no Setor Educativo do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) na próxima semana, de segunda a sexta-feira, 29 de fevereiro a 4 de março, das 9 às 12h e das 13 às 18h. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014 e tem como objetivo a formação de novos profissionais no ofício de marionetista (bonequeiro) ou ator de formas animadas, a partir de atividades práticas e teóricas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail educativodomuseu@gmail.com ou telefone (31) 3551-1378.
Podem participar professores, artistas plásticos, animadores ou quaisquer interessados no ofício de marionetista, a partir dos 16 anos de idade. Serão apresentados vários métodos de construção de bonecos, dos mais simples aos mais sofisticados, de alto nível plástico e técnico, mas desenvolvidos de modo sustentável, com matérias-primas de origem vegetal. Cada inscrito fabricará seu próprio boneco. O encerramento fica por conta da apresentação da peça Chico Rei, no Centro de Cultura SESI em Mariana, nos dias 4 e 5 de março (sexta e sábado), às 21h. A entrada é franca. Recomenda-se trocar o ingresso por 1 Kg de alimento.
Saiba Mais:
O Terno Teatro
A partir de 2005, inicia-se o primeiro grupo de estudos que se tornaria o grupo Terno Teatro. O objetivo era o aprofundamento, após alguns anos de trabalho no teatro, nas artes plásticas, na música e nas convergências destas artes com o teatro de bonecos e outras formas de animação. Atualmente, o grupo desenvolve espetáculos e oficinas. Já participou de várias montagens com outros grupos e mantém, desde 2009, um ciclo de atividades ininterrupto. Mais informações em www.ternoteatro.com
A peça Chico Rei
Também contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, conta a história de um personagem que se torna um herói político habilidoso, quando reconstrói, simbolicamente, seu reino em meio à repressão e ao preconceito, numa época em que nada era mais valioso que o ouro. Apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente do Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, o espetáculo propõe um confronto entre estas duas estéticas tão diferentes, que ao mesmo tempo refletem a produção de imagens dos negros do Congo e dos mestiços brasileiros do século XVIII, ressaltando a importância dessa confluência para a formação da arte e do povo brasileiro.
SERVIÇO
Oficina de confecção de bonecos
QUANDO: 29 de fevereiro a 04 de março de 2016, das 9 às 12h e 13 às 18h
ONDE: Setor Educativo do Museu da Inconfidência, Anexo III. Casa do Pilar, 76, Pilar.
INSCRIÇÕES: educativodomuseu@gmail.com ou (31) 3551-1378.
VAGAS LIMITADAS. PARTICIPAÇÃO GRATUITA.
Apresentação da peça Chico Rei, da Cia. Terno Teatro de Bonecos
QUANDO: Dias 4 e 5 de março (sexta-feira e sábado), às 21h
ONDE: Centro de Cultura SESI Mariana - Rua Frei Durão, 22, Centro, Telefone (31) 3557-1041.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos
DURAÇÃO: 50min
ENTRADA: Gratuita. Recomenda-se trocar o ingresso por 1 Kg de alimento
Ficha Técnica:
DIREÇÃO: Paulo Emilio Luz e Ulisses Tavares
TEXTO: Márcio Miranda
TRILHA SONORA: Terno Teatro, Ulisses Tavares e Alexsandro Novaes
CONCEPÇÃO ARTÍSTICA E DIREÇÃO DE ARTE: Paulo Emílio Luz
PRODUÇÃO: Luiz Fernando M. Vitral
FIGURINO DOS BONECOS: Fabiola Rosa e Camila Polatscheck
ILUMINAÇÃO: Guilherme Prado
CONSTRUÇÃO DE BONECOS: Camila Polatscheck, Fabiola Rosa, Marcio Miranda e Paulo Emilio.
MODELAGEM E PINTURA: Paulo Emilio Luz
ADEREÇOS E OBJETOS DE CENA: Terno Teatro
VOZES: Lucio Honorato, Márcio Miranda, Paulo Emilio Luz, Warlem Dimas, Ulisses Tavares, Antonio Rodrigues, Paulo Polika, Alexsandro Novaes
MANIPULADORES: Paulo Emílio Luz, Ana Flavia Fagundes, Antônio Leite Rodrigues, Paulo Polika, Israel silva
Foto Divulgação