São Paulo, 8 de março de 2016 - Uma pesquisa realizada pelo PiniOn, plataforma crowndsourcing de pesquisas, com 3000 (50% homens e 50% mulheres) respondentes de todo o país, sobre o Dia Internacional das Mulheres indica que para 89% dos respondentes o machismo ainda é forte no Brasil. Confira outros resultados da pesquisa:
39% das respondentes mulheres se consideram feministas.
Para 89% das mulheres que se consideram feministas, o feminismo fez com que seu olhar se tornasse mais crítico sobre assuntos do cotidiano, programas de TV, propaganda, entre outros.
Para 73% destas respondentes que se consideram feministas, o feminismo alterou de maneira positiva suas relações pessoais e profissionais.
51% das respondentes que se consideram feministas seguem páginas com conteúdo feminista nas redes sociais;
59% das respondentes que se consideram feministas acreditam que homem podem ser feministas e opinar sobre o movimento;
33% de todas as mulheres que responderam a pesquisa já deixaram ou ainda deixam de usar determinadas roupas ou maquiagens, sair à noite ou frequentar determinados lugares por causa do medo de ser assediadas.
56% de todos os homens que responderam a pesquisa acreditam que o movimento feminista é necessário;
34% dos homens que responderam a pesquisa convivem com alguma mulher feminista; e 73% destes acreditam que essa convivência tornou seus olhares mais críticos sobre assuntos do cotidiano, programas de TV, propaganda, entre outros.
55% dos homens que convivem com pelo menos uma mulher feminista acreditam que homens podem ser feministas e opinar sobre o movimento; 30% acreditam que homens podem apenas apoiar o movimento mas sem opinar; e 15% destes não acreditam que homens podem ser feministas.
38% do total de respondentes concordam com a frase “Mulher tem que se comportar como uma dama para ser respeitada” e 48% discordam desta afirmação. Entre os homens que responderam esta pesquisa: 40% concordam com esta afirmação. Entre as mulheres: 56% discordam.
20% do total de respondentes concordam com a frase “Mulher quando veste roupa justa, curta ou decote está pedindo para ser assediada” e 74% discordam desta afirmação.
88% do total de respondentes concordam com a frase “Homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres”.
Para 89% do total de respondentes, o machismo ainda é forte no Brasil.
46% dos homens que responderam esta pesquisa já presenciaram uma situação de assédio ou conhecem uma mulher que foi abordada agressivamente em locais públicos.
55% das mulheres que responderam esta pesquisa já foram assediadas ou já presenciaram outra mulher sendo abordada agressivamente em locais públicos.
54% dos homens que responderam esta pesquisa já presenciaram uma situação de assédio ou conhecem uma mulher que passou por assédio no transporte público.
67% das mulheres que responderam esta pesquisa já foram assediadas, já presenciaram ou conhecem alguma mulher que já passou por uma situação de assédio no transporte público.
14% dos homens que responderam esta pesquisa admitiram que fazem elogios, ‘fiu fiu’ ou abordam mulheres nas ruas e outros espaços públicos. Para 54% dos homens que responderam esta pesquisa, estas e outras formas de cantada não configuram assédio; ainda que 71% acreditem que as mulheres se ofendam ou se sintam constrangidas com esse tipo de abordagem.
Para 62% das mulheres que responderam esta pesquisa, o fiu fiu e outras cantadas configuram assédio; e 89% destas respondentes se ofendem ou se sentem constrangidas com esse tipo de abordagem.
PiniOn (www.pinion.com.br)
Fundado em janeiro de 2013, o PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos bem como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem missões remuneradas, de acordo com a complexidade de cada atividade. O PiniOn possibilita que tomadores de decisão das companhias possam ter uma visão dinâmica e continua da opinião dos consumidores e seus públicos e fornece dados para as empresas que podem ser decisivos na elaboração de suas estratégias. A plataforma já conta com 220 mil usuários cadastrados e mais de 1,2 milhão de respostas aprovadas.