Texto: Blima Bracher
Baseado no livro homônimo de Carlos Bracher, o filme “Ouro Preto − Olhar Poético” é um documentário de média metragem (30 min) que convida o espectador a conhecer as belezas e mistérios de Ouro Preto sob a ótica artística de Bracher.
O filme tem três segmentos, mostrando diferentes épocas da antiga capital mineira. O primeiro, “A Opulência Barroca”, mostra o surgimento da cidade no século XVII, seus primórdios e personagens marcantes como Aleijadinho, os compositores barrocos, os poetas árcades e os inconfidentes.
O segundo, intitulado “O Renascimento”, mostra a vocação cultural da cidade nos anos 50, os Festivais de Inverno e figuras folclóricas, como Bené da Flauta e Sinhá Olímpia. Relembra ainda artistas e personalidades como Guignard, Carlos Scliar, Nello Nunno, Ivan Marquetti e Lili Correia de Araújo. Também faz um panorama atual da cidade, mostrando festas como Carnaval, Semana Santa, Cineop, Fórum das Letras, Festival de Jazz e Mimo, além da brilhante atuação da Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo.
A terceira parte propõe um “Roteiro Poético”, mostrando os principais pontos turísticos da cidade e contando um pouco da história de cada lugar.
O filme tem roteiro e direção da jornalista Blima Bracher, que já realizou outros documentários sobre a vida do artista: Âncoras aos Céus ( 2007); Bracher: Pintura & Permanência (2014); e Das Letras às Estrelas: JK, dos Sonhos ao Sonho de Brasília (2015, filme oficial em comemoração aos 50 anos do Sinduscon - DF). “Ter uma câmera ao lado do meu pai é um manancial diário de inspiração. É impossível conviver com tanta beleza e poesia sem registrar”, diz Blima.
O filme foi realizado via Lei Rouanet, com patrocínio da Vale, Alupar e Taesa e será lançado em Ouro Preto no dia 15 de abril, às 19h30, no Anexo do Museu da Inconfidência, em parceria com o Museu da Inconfidência. A realização é de Sirius Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Em breve lançamento em Belo Horizonte e São João del Rey.
Serviço:
Lançamento do filme “Ouro Preto – Olhar Poético”
15 de abril - Sexta-feira às 19h30 - Entrada Gratuita
Local: Anexo do Museu da Inconfidência em Ouro Preto
Fotos Divulgação - Crédito Ricardo Correia de Araújo