Numa visita para conhecer um pouco sobre o Projeto Circo da Gente, sou recebida por uma menina de, aproximadamente, 11 anos de idade que diz com bastante propriedade ser artista de circo. Ela sorri e me leva para debaixo da lona para ver a passagem de som e parte do ensaio para a apresentação de logo mais. É dia de estreia, tanto minha quanto do espetáculo. Minha, porque, primeiro, tinha caído no esquecimento a última vez que estive num circo. E do espetáculo, porque ontem à noite foi apresentada a Mostra Artística Sonho da Gente para convidados e parceiros do projeto.
Tudo começa quando duas crianças entram em cena e encontram um baú. Curiosas, abrem a grande caixa e são convidadas a assistirem às apresentações circenses cheias de magia. Sonho da Gente é um trabalho de ficção e esperança, que busca resgatar a essência do ser humano e combater o processo acelerado de autodestruição do planeta. O tema remete ao desejo de manter vivo o projeto por meio de uma educação de qualidade, com igualdade para todos, por um planeta sustentável e por relações mais solidárias e cooperativas. O programa é uma ação sociocultural e educativa, que usa a arte para oferecer oportunidades para jovens da periferia de Ouro Preto. São cerca de 150 alunos-artistas, entre 9 e 18 anos, vinculados à ação.
Para quem quiser conferir Sonho da Gente, hoje e amanhã as apresentações são abertas ao público e acontecerão no Circo da Estação Ferroviária de Ouro Preto, às 19h, com entrada gratuita. A distribuição de senhas será feita no local a partir das 17h. A beleza deste picadeiro está além dos malabares, das acrobacias, dos equilibrismos e das palhaçadas. Prepara-se para presenciar crianças e jovens fazendo da arte um lugar maduro e transformador.
Fotos Eduardo Tropia