Texto: Ana Luiza Gonçalves
As paredes rabiscadas do Bar Barroco contam pelo menos 30 anos de história. Localizado na Barra, o bar serve sua tradicional coxinha de frango e é ponto de encontro de universitários e moradores de Ouro Preto. Seus vizinhos, o Bar do Glácio e o Pub da Barra, também fazem render a noite de quem acredita que diversão é melhor a céu aberto. Esses três espaços apostam em ambientes menos formais, com mesas postas nos passeios, debaixo de árvores e não é raro a música ficar por conta do público, que improvisa e garante a espontaneidade da vida noturna.
Contudo, a cidade anda ganhando novos lugares. Quem está acostumado ou é antigo morador do Antônio Dias, pode ter observado um novo espaço no Largo Frei Vicente Botelho. A chef Renata Sampaio reformou a casa da bisavó e deu o nome da avó, Graciete, ao seu primeiro restaurante. Por toda a afetividade que o espaço remete, a comida é baseada em memórias gustativas da infância, de viagens e de diferentes lugares que visitou. Os pratos são todos autorais, com destaque para o frango ao molho de estragão com coração de repolho braseado, ervilhas e creme de taioba. De sobremesa, a dica é a torta de paçoquinha com sorvete de baunilha fresca.
Muito similar ao clima dos bares da Barra, no Tenente Pimenta Rock Bar, localizado no Centro, é possível tomar qualquer bebida em pé no balcão ao som exclusivamente de rock’n’roll. Inaugurada há dois meses, a casa é guiada pelos conceitos tradicionais de um pub: luz baixa, música alta e muita cerveja. Além de petiscos e sanduíches, o bar trabalha na linha de uma steak house e também serve cervejas especiais e chopes artesanais. A proprietária Cristina Pimenta, destaca o drinque exclusivo da casa: o Tenente (frozen de limão com tequila servido com a cerveja estrelita), e para comer, o Capitão Steak (corte norte-americano de dois quilos com quatro tipos de carne: picanha, baby beef, filé e maminha) e ainda lembra que as quartas-feiras o bar exibe os jogos de futebol.
Em seguida, virando para a rua São José, encontra-se o novo Japa Uai Oriente em Minas, do Guilherme Maia Lopes, com a proposta de trazer a tradição da culinária oriental para Ouro Preto. A casa foi inaugurada no início do ano e traz pratos diferenciados, como o Kao Pad Sapparot, que é arroz tailandês servido dentro do abacaxi com camarão.
A paixão por café fez com que Cristina Carvalho abrisse, em parceria com a amiga Marília Fialho, o Coffee o’clock, bem ali na rua da escadinha. As ideias de decoração surgiram da empreendedora, que iluminou toda a casa com antigas cafeteiras e fez de panelas e vinis, os relógios que estão espalhados nas áreas interna e externa. Anexo ao Estúdio Cristina Carvalho, o estabelecimento serve oito tipos de cafés que podem ser acompanhados com croissant recheados de nutela, mel, presunto, muçarela e geleia de frutas vermelhas. A casa também serve almoço, com opções de carne de panela e lasanha, e funciona para um happy hour com drinques, vinhos e cervejas. Para comer, o carro-chefe: panhoca recheada com filé ao molho madeira.
Completando o itinerário gastronômico está o Armazém Casa Garcia, no Cabeças, que funcionava até ano passado como um típico armazém do bairro. Depois de oito meses de reforma, sem deixar de lado as paredes de pau a pique, o piso de cimento queimado, as prateleiras e o balcão de madeira, a casa reabriu como um restaurante. A proposta é oferecer comida artesanal, conservando os ares de uma cozinha interiorana e íntima. Segundo Samuel Garcia, os pratos mais pedidos na casa são o miolo de costela com fritas rústicas, a muçarela de búfalo artesanal e o carpaccio, cem por cento produzido na casa. Além disso, há uma vasto cardápio de cervejas artesanais e cachaças da roça..
Os tradicionais da cidade
Ouro Preto é famosa pela boa gastronomia. Uma opção que já faz parte do circuito é o Escadabaixo, localizado na rua Direita, que oferece uma decoração moderna e um cardápio bastante diversificado. Para variar no sabor, a proposta é o Hannah Asian Sushi, o primeiro restaurante de comida oriental na cidade. A casa mescla o preparo da comida japonesa com temperos e ingredientes contemporâneos. E um pouco mais a frente está o Acaso 85 Scoth Bar e Restaurante, que apresenta um menu comida mineira e pratos internacionais. Aberto desde a década de 1990, o estabelecimento se consolidou como um tradicional restaurante na cidade.
Serviços:
Graciete
Largo Frei Vicente Botelho, 101, Antonio Dias.
Contato: 3551-5377
Funciona de terça a sexta das 19h às 00h, sábado das 12h às 15h e das 19h às 00h e domingo das 12h às 16h.
Armazém Casa Garcia
Rua Alvarenga, 703, Cabeças
Contato : 3551-5766
Funciona de quarta a sábado das 16h às ooh e domingo das 12h às 17h.
Tenente Pimenta Rock Bar
Rua Carlos Tomas, 33, Centro
Contato: 3551-5030
Horário: terça a quinta das 19h às 1h, sexta e sábado das 19h às 3h e domingo das 18h às 23h.
Restaurante JAPA UAI Oriente em Minas
Rua São José, 201, Centro - Anexo ao restaurante O sótão
Contato: 35523804
Funciona de terça a sexta das 18h30 às 00h, sábado e domingo das 11h às 00h.
Coffee O’clock
Rua da escadinha, 34, Centro
Contato: 3551-7427
Funciona de segunda, terça e quarta das 9h às 19h; quinta, sexta e sábado das 9h às 22h.
Tradicionais
Restaurante Acaso 85
Endereço: Largo do Rosário, nº 85 - Ouro Preto
Telefone: (31) 3551-2397
Site: http://www.acaso85.com.br
Indicado pelo site
Café Geraes / Escadabaixo Pub e Butiquim
Endereço: Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), 122 - Centro
Telefone: (31) 3551-5097
Site: http://www.opassopizzajazz.com/#!escadabaixo/y0sti
Indicado pelo site
Hannah – Asian | Sushi bar
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 241 - Rosário
Telefone: (31) 3551-7128
Site: http://www.opassopizzajazz.com/#!hannah/ci18b
Indicado pelo site