A Universidade Federal de Ouro Preto, com a equipe do Programa de Extensão Engenharia para a Sustentabilidade, realizará no dia 29 de abril de 2016 o 1º Fórum de gestão pública de resíduos sólidos da UFOP e região dos Inconfidentes. O intuito desse encontro é discutir políticas públicas e ações universitárias para a promoção da sustentabilidade de nossa região.
1º Fórum de Gestão Pública de Resíduos da UFOP e região dos Inconfidentes - A Agenda 21 frente ao tratamento e destinação responsável dos resíduos
“Ao embarcarmos nesta grande jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém será deixado para trás.” ONU Brasil"
Ter saneamento básico é um fator essencial pois esses serviços melhoram a qualidade de vidas das pessoas, principalmente com a redução da mortalidade infantil com a diminuição de doenças relacionadas a ausência de saneamento básico, consequentemente melhora o rendimento escolar dos alunos, auxilia na despoluição e preservação dos recursos hídricos, etc.
No mundo, 748 milhões de pessoas não tem acesso à água potável de qualidade, enquanto bilhões têm falta de água. Em 2012, 2,5 bilhões de pessoas não tiveram melhoria nas instalações sanitárias (OMS/ UNICEF,2014).
Aproximadamente um quinto da população mundial, em torno de 1,2 bilhões de pessoas, vive em áreas onde água é fisicamente escassa (UN-Water / FAO, 2007). Estima-se que mais de 80% da água mundialmente utilizada, das quais mais de 90% estão nos países em desenvolvimento, não é coletada e nem tratada (UNESCO,2014). Mais de um bilhão de pessoas no mundo não tem acesso a banheiro e isso representa 15 % da população mundial. O Brasil é um dos países com o índice mais alto de pessoas que não possuem banheiro com quase 7,2 milhões de habitantes (OMS/ UNICEF,2014).
O saneamento de maior parte da população na América Latina é ainda muito precário em virtude da carência de recursos financeiros e deficiência ou falta de políticas públicas na área de saneamento ambiental. Tais fatores contribuem para a proliferação de diversas patogenicidades que poderiam ser evitadas com medidas de saneamento adequadas (Ministério das Cidades/ OMS, 2005).
Objetivo
O Objetivo do 1º Fórum de gestão pública de resíduos da UFOP e região dos Inconfidentes é promover um momento de reflexão e estabelecimento de estratégia junto a UFOP e poderes públicos locais da região dos inconfidentes, frentes as questões relacionadas aos problemas ligados a destinação resíduos sólidos gerados e as peculiaridade da região.
Objetivos Específicos:
1. Garantir condições básicas para a realização dos trabalhos;
2. Estabelecer critérios e políticas específicas para a segurança e saúdes dos trabalhadores que realizam a reciclagem nas cidades;
3. Fomentar políticas para a preservação e valoração da identidade cultural;
4. Garantir a aplicabilidade da política de resíduos sólidos no território;
5. Possibilitar bem viver e o crescimento econômico social;
6. Incentivar novas tecnologias de descartes e reuso adequados;
7. Definições de metas para atendimento da demanda de geração de resíduos;
8. Participação efetiva da universidade;
9. Valorização das cooperativas e associações catadores e artesãos;
Metodologia: A metodologia utilizada no evento será a formação de grupos de trabalhos para discussões de realização de um diagnóstico participativo da situação geral da disposição dos resíduos sólidos no território. Os processos de diagnósticos participativos criam esperanças e expectativas. Se estas não são satisfeitas, implicam em frustrações dirigidas automaticamente ao projeto ao qual estão vinculados. Por isso, os diagnósticos devem ser compreendidos como um processo de cooperação a longo prazo com grupos sociais. Estes são capazes de promover um desenvolvimento autônomo graças a seu instrumental sensível e orientado às atitudes, possibilidades e conhecimentos da população local.
A organização no formato de Grupos de Trabalho visa a construção de documentos diversos que contenham informações essenciais aos diversos projetos desenvolvidos pelo programa de Extensão Engenharia para a Sustentabilidade da UFOP. O principal objetivo da dinâmica a ser desenvolvida neste encontro é o levantamento, reflexão e análise de questões ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais das comunidades envolvidas com artesanais geradoras de resíduos e dos trabalhadores da coleta seletiva.
Inscrições - 1º Fórum de Gestão Pública de Resíduos da UFOP e região dos Inconfidentes
Informações:1º Fórum de gestão pública de resíduos da UFOP e região dos Inconfidentes
Programação:
29 de Abril - Campus Morro do Cruzeiro - UFOP
08h as 11h - Credenciamento - Local : Hall de entrada DEGEO
09h - Cerimônia de abertura - Local: Auditório do DEGEO
10h - Palestra: Cleide Hilda de Lima Souza – Subsecretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais- Local: Auditório do DEGEO
14h - Grupos de trabalho
1. Garantir condições básicas para a realização dos trabalhos;
2. Estabelecer critérios e políticas específicas para a segurança e saúdes dos trabalhadores que realizam a reciclagem nas cidades;
3. Fomentar políticas para a preservação e valoração da identidade cultural;
4. Garantir a aplicabilidade da política de resíduos sólidos no território;
5. Possibilitar bem viver e o crescimento econômico social;
6. Incentivar novas tecnologias de descartes e reuso adequados
7. Populações atingidas por barragens e gerenciamento de resíduos
8. Participação efetiva da Universidade;
9. Valorização das cooperativas e associações catadores e artesãos
16h - Debate de Diretrizes elaboradas dos GTs: Declaração Final
REALIZAÇÃO: Departamento de Engenharia de Produção UFOP