As ações devem melhorar a qualidade das águas e integrar a comunidade ao espaço
A Cachoeira das Andorinhas é um dos passeios preferidos de ouro-pretanos e de visitantes. Mas, além de ser um lugar bonito e agradável, a área tem grande importância ambiental, pois abriga o Parque Municipal Natural da Cachoeira das Andorinhas.
No entanto, mesmo sendo uma unidade de conservação, pouco se sabe sobre suas riquezas naturais. Isto agora vai mudar, pois será feito um grande diagnóstico da fauna, da flora, das nascentes, dos recursos minerais e de questões socioeconômicas da região. Esses trabalhos terão a duração de quatorze meses e serão realizados por equipe técnica da empresa Myr Projetos Sustentáveis.
As ações foram oficialmente iniciadas no último dia 20. Nessa ocasião, foi apresentado o Termo de Compromisso assinado pela Prefeitura de Ouro Preto, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas) e pela Agência Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo). Estiveram presentes integrantes dessas três instituições e também da empresa Myr Projetos Sustentáveis e da Fundação Gorceix.
Os diagnósticos são parte do Plano de Manejo do Parque, que prevê melhoria da quantidade e da qualidade das águas e apropriação do espaço por parte da comunidade. Os trabalhos serão feitos com intuito de propor um planejamento estratégico de utilização da área e para definir o zoneamento do Parque das Andorinhas.
Plano de Manejo
A elaboração do Plano de Manejo é uma orientação do Subcomitê Nascentes, ligado ao CBH Velas, que apontou a necessidade de cuidar dos recursos hídricos do Parque, pois ele abriga as nascentes desta bacia hidrográfica. A AGB Peixe Vivo intermediou a contratação do projeto e a empresa Myr foi contratada por meio de licitação.
Ações
O biólogo da empresa, Thiago Metzker, explicou que as ações começam com a elaboração de um plano de trabalho e apresentação desse plano à comunidade. Após essa apresentação, serão iniciados os diagnósticos. “A partir dos diagnósticos, trabalharemos planos, programas e projetos que serão enviados ao poder público, ao Comitê e à AGB, para que eles os autorizem e, assim, possamos executá-los”, disse.
O vice-prefeito, Chiquinho Xavier, agradeceu o trabalho que está sendo feito no Parque. Ele ressaltou que “a realização desse Plano de Manejo será de grande importância, principalmente para as comunidades que vivem próximas a essa região”.
A bióloga Jaqueline Fonseca, da AGB Peixe Vivo, explicou que acontecerão seis atividades ao longo dos quatorze meses de trabalho, com o intuito de colher sugestões e integrar a comunidade ao espaço.
O Parque
O Parque Municipal Natural da Cachoeira das Andorinhas faz parte da Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas – APA. Ele é administrado pelo Departamento de Projetos de Áreas Protegidas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, e pela Fundação Gorceix.