Ouro Preto já está preparada para receber o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016! No próximo dia 13, chega à cidade o comboio da equipe que trará a chama. Não perca esse momento especial para nossa cidade, venha curtir com a gente!
O início do revezamento acontecerá às 9h30 na rua Padre Rolim em frente ao Posto Colonial. Depois a Tocha Olímpica seguirá pelas ruas da cidade, passando pela rua São José, Largo do Rosário, Pilar, Praça da Estação e Antônio Dias.
Durante o percurso acontecerão diversas atrações culturais e esportivas, como apresentações do projeto Comunidade em Movimento, Grupo Renascer, Judô, Tae kwon do, ginástica de trampolim, bandas de Música, escola de samba e Zé Pereira dos Lacaios.
O encerramento acontece às 13h na Praça Tiradentes, com apresentação do Grupo de Congado, Capoeira, Pastorinhas, Fanfarra e Hip Hop. Depois a tocha seguirá para Itabirito.
Fique atento! Para garantir o acesso aos locais de passagem da Tocha, mantendo o menor impacto possível na circulação urbana, serão realizadas algumas alterações no trânsito com apoio da Guarda Municipal.
Programação : Revezamento da Tocha Olímpica em Ouro Preto
Início - Rua Padre Rolim, São Cristovão
9:30 - Posto Colonial - Início do revezamento - Rua Padre Rolim, São Cristovão.
Trecho do revezamento - Condutor SYLVIO DIAS RIBAS NETO - Número de identificação: 4
Ponto de partida (previsão): R. Padre Rolim, 1170-1232, Ouro Preto - MG, 35400-000, Brazil
Horário de partida (previsão): 9:27 - Final do percurso (previsão): 9:29
9:35 - Posto de Informações Turísticas - Concentração escolar; Escolinha de futsal; Escolinha de samba - Rua Padre Rolim, São Cristovão.
9:50 - Rodoviária - Projeto Comunidade em Movimento - Ginástica; Concentração escolar - Rua Padre Rolim, São Cristovão.
9:55 - Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima) - 1ª oportunidade foto; Concentração escolar - Rua Padre Rolim, Centro.
10:00 - Rua das Flores, Centro - Concentração escolar.
10:05 - Rua São José (Bar do Toffolo), Centro - Academia Bido Kan de Judô.
10:15 - Largo do Rosário, Rosário - Concentração escolar; Banda de música; 2ª oportunidade foto.
10:20 - Rua Donato da Fonseca, Rosário - Academia São Jorge de Tae Kwon Do; Zé Pereira do Padre Faria.
10:30 - Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, Pilar - Concentração escolar; 3ª oportunidade foto; Ginástica de trampolim.
10:35 - Praça Barão do Rio Branco, Pilar - Concentração escolar E.E. José Leandro.
10:45 - Praça da Estação - Concentração escolar.
11:15 - Rua Pacífico Homem e Cruzamento do Morro da Forca, Centro - Concentração escolar; Grupo Renascer Melhor Idade.
11:20 - Cruzamento do Morro da Forca e Rua Xavier da Veiga, Centro - Concentração de alunos de escolinhas esportivas.
11:25 - Largo Frei Vicente Botelho - Antônio Dias - Concentração de alunos.
11:45 - Largo Marília de Dirceu - Antônio Dias - Concentração escolar; Zé Pereira dos Lacaios.
11:50 - Praça Antônio Dias - 4ª oportunidade foto em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
12:15 - Largo do Coimbra - Centro - 5ª oportunidade foto em frente a Igreja de São Francisco de Assis.
12:45 - Rua Brigadeiro Musqueira, Centro - Teatro Municipal - 6ª oportunidade foto em frente a Igreja de NS do Carmo, Banda de pop rock.
13:00 - Praça Tiradentes - Grupo de congado; Grupo de capoeira; Pastorinhas; Apresentação fanfarra; Apresentação de hip hop; Concentração escolar; Palavra do Prefeito Municipal.
13:15 - Saída do comboio com sentido a cidade de Itabirito.
Alterações no trânsito com apoio da Guarda Municipal.
Nesta sexta-feira, dia 13 de maio, a Tocha Olímpica passará por Ouro Preto. Este é um momento histórico, quando todos os olhares da mídia nacional e internacional estarão voltados para a cidade.
Para que tudo corra conforme planejado, o trânsito de veículos ficará impedido em algumas ruas. Fique atento às mudanças e venha curtir com a gente esse momento especial!
1. À partir de 9h do dia 12, será feito o isolamento prévio dos estacionamentos no trajeto da tocha.
2. No dia 13, o trânsito será fechado à partir de 8h no trajeto da tocha, e só será liberado após sua passagem.
3. No dia 13, entre 6h e 13h, fica proibido a carga e descarga, ou entrada de qualquer veículo nas ruas do percurso. Excepcionalmente nesse dia, a carga e descarga será permitida entre 13h e 18h.
4. A passagem de pedestres pelo trajeto de tocha será livre, exceto no momento de passagem do comboio.
5. O transporte público passará pelos locais do trajeto da tocha até 8h, retornando às atividades normais após 13h.
6. A Praça Tiradentes estará fechada à veículos entre 8h e 13h.
Mantendo o menor impacto possível na circulação urbana, a Guarda Municipal e a Polícia Militar manterão policiamento em todo o percurso da tocha, e caso necessário, serão rebocados veículos que permanecerem em locais proibidos.
Conheça alguns dos ouro-pretanos condutores da Tocha Olímpica
A passagem da Tocha em Ouro Preto acontece amanhã. 13 de maio
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 são um marco na história do Brasil. As competições só acontecem em agosto, mas antes disso, as ruas de algumas cidades do país já estão recebendo a Tocha Olímpica Rio 2016. Amanhã será a vez de Ouro Preto! E para conduzir a tocha durante a sua passagem pela cidade, foram escolhidos alguns moradores e esportistas ouro-pretanos.
Nascida e criada em Ouro Preto, a corredora Lourdes Aparecida Fernandes, mais conhecida como Lurdinha, começou a correr aos 42 anos de idade. Hoje aos 58, a estudante de Educação Física já percorreu cerca de 19 países. “Eu amo o que faço e vou continuar correndo enquanto eu viver”, afirmou a maratonista. Lurdinha irá conduzir a Tocha Olímpica pela segunda vez. A esportista já soma cerca de 730 títulos entre medalhas e troféus.
Já o professor de Tawekwondo, Bruno Pedroso Oliveira, mora em Ouro Preto há 7 anos e pratica Tawekwondo há 15. O atleta, que já participou de várias competições, também foi campeão do Poomsae nos Jogos de Minas em 2015. Para ele “a importância deste momento é poder representar a arte marcial Taekwondo, o meu mestre, e meus alunos, colocando em evidência que o esporte tem um grande poder”.
A estudante e lutadora de Judô, Gabrielle do Carmo Figueiredo Dias, pratica o esporte há 9 anos. A atleta mora em Cachoeira do Campo e já participou de várias competições incluindo o Pan Americano. Para ela, conduzir a Tocha Olímpica será a realização de mais um sonho. De acordo com Gabrielle “participar de um momento tão grandioso como esse não tem preço. A felicidade é inexplicável. Me sinto muito honrada por estar carregando a Tocha Olímpica dentro da minha cidade e estar representando todos que me mantiveram motivada”.
O gerente de logística, Felipe Nunes e Souza, está trabalhando na organização das Olimpíadas Rio 2016. O mineiro nasceu em Outro Preto e passou a infância e parte da adolescência na cidade. “Estar voltando para a minha cidade com a honra de carregar a Tocha Olímpica pra mim é surreal. Acho que é um momento que nunca vou esquecer na minha vida e é uma grande honra”, afirmou.
Para Paulo Ernesto Antonelli, “conduzir a Tocha Olímpica na Terra dos Inconfidentes é algo que perpassa a dimensão emocional de qualquer ser humano. É um marco na minha existência, sobretudo porque sou professor de Educação Física”, comenta. O professor do curso de Educação Física na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) mora na cidade desde 2009.
Nas palavras de Gilson Antônio Nunes, “as Olimpíadas são um símbolo da possibilidade da convivência fraterna entre povos e entre pessoas diferentes. Muito mais do que as disputas esportivas, a celebração da paz entre os povos é o verdadeiro significado das Olimpíadas”. Natural de Ouro Preto, Gilson é natural de Ouro Preto, e é professor de Museologia e coordenador do Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP.
Se destacando do Moutain Bike desde 1998, Kilder de Melo já conquistou cerca de 200 títulos ao longo de sua carreira. Em 2015, ele foi Campeão Brasileiro de Moutain Bike e atualmente lidera o ranking da competição. Para Kilder, participar deste momento “é a maior honra, pois é um momento histórico para o esporte brasileiro. Como competidor é uma recompensa”.
O condutor Sylvio Dias Ribas Neto selecionado pelo comitê e a Laura Elisa Araújo Viana que foi selecionada por meio de concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação.
O Comitê Olímpico ainda guarda alguns nomes que somente serão divulgados no momento da cerimônia.
Chama os amigos, a família, os vizinhos, a escola, o trabalho. Chama geral e venha assistir de perto este momento.
Tocha Olímpica ficará 15 minutos em frente ao Museu da Inconfidência nesta sexta-feira
A Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Ouro Preto nesta sexta-feira, 13 de maio, e permanecerá em frente ao Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) durante 15min, por volta das 13h. Na ocasião, a venda de ingressos será temporariamente suspensa, mas quem já estiver dentro da exposição pode nela permanecer.
O início do revezamento acontecerá às 9h30 na Rua Padre Rolim, em frente ao Posto Colonial. Depois, a Tocha Olímpica seguirá pelas ruas da cidade, passando pela Rua São José, Largo do Rosário, Pilar, Praça da Estação e Antônio Dias.
Durante o percurso, acontecerão diversas atrações culturais e esportivas, como apresentações do projeto Comunidade em Movimento, Grupo Renascer, Judô, Tae Kwon Do, ginástica de trampolim, bandas de Música, escola de samba e Zé Pereira dos Lacaios.
O encerramento acontece às 13h na Praça Tiradentes, com apresentação do Grupo de Congado, Capoeira, Pastorinhas, Fanfarra e Hip Hop. Depois a tocha seguirá para Itabirito. Para garantir o acesso aos locais de passagem da Tocha, mantendo o menor impacto possível na circulação urbana, serão realizadas algumas alterações no trânsito com apoio da Guarda Municipal.