Até o fim do mês de agosto, estão em processo de restauração duas pinturas sacras do século XIX que retratam São Luís, Rei da França e São Eduardo, Rei da Inglaterra, importantes Santos da Igreja Católica. As obras fazem parte do acervo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, e estão sendo restauradas em um ateliê montado na própria sacristia da igreja.
O projeto é desenvolvido pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP como trabalho didático da disciplina “Elaboração de Projetos”, do Curso Técnico em Conservação e Restauro, e conta com a participação dos alunos sob a coordenação do professor Silvio Luiz de Oliveira. O processo de restauração é aberto à visitação para os interessados em acompanhá-lo e acontece de segunda a sexta-feira com entrada gratuita.
Segundo o professor, a restauração das duas telas é importante porque ambas fazem parte da história da Igreja do Carmo. “Elas estavam rasgadas e com alguns problemas. Já trabalhamos nesses rasgos e agora vamos planificar e retirar dobras e deformações”, completa. “Fico muito feliz ao ver os alunos envolvidos nessa ação”.
Juliana do Amaral Leopaci é aluna do Curso Técnico em Conservação e Restauro e conta mais sobre o projeto. “Pensamos em montar o ateliê aqui mesmo na Igreja para turistas e moradores conhecerem a área e terem mais contato com o patrimônio”, afirma. Juliana garante que as experiências adquiridas são significativas e revela que o trabalho “é gratificante e ao mesmo tempo de grande responsabilidade, por isso fazemos tudo com muito cuidado”.
O processo é realizado por meio de métodos científicos e critérios estéticos, considerando a intenção original do artista e utilizando materiais de qualidade. A proposta é devolver o aspecto original das pinturas, recuperar a estabilidade dos materiais e a recomposição estética de seus elementos artísticos.
As obras têm autoria desconhecida, estão em estado regular de conservação e apresentam suporte fragilizado, perdas pontualizadas, deformações e intervenções anteriores. A camada pictórica das obras apresenta sujidade generalizada, verniz oxidado, perdas de pintura, retoques oxidados, abrasionamento e respingos de tinta.
Para saber mais sobre a história da pintura, São Luís e São Eduardo, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a cidade de Ouro Preto, acesse o site da FAOP pelo link: http://goo.gl/Iz94PT
Foto Divulgação crédito Luiza Magalhães
Serviço: Restauração das pinturas sacras “São Luís, Rei da França” e “São Eduardo, Rei da Inglaterra”
Responsável: Professor Silvio Luiz de Oliveira
Período: Até o fim do mês de agosto de 2016
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Rua Costa Sena, 289 | Ouro Preto, MG