Com a finalidade de propiciar à comunidade interna e externa um espaço para manifestação cultural, o IFMG – Campus Ouro Preto, ainda no período da Escola Técnica Federal, inaugurou, em 1988, sua Galeria de Arte, por iniciativa dos professores Haroldo de Paiva Pereira e Ronaldo Rebert Bayão Toffolo.
Ao longo de seus 26 anos de existência, a Galeria se firmou como espaço de visitação obrigatória, incentivando novos talentos ou apresentando trabalhos dos artistas já consagrados. Institucionalmente, o local também proporcionou o trabalho de questões pedagógicas, ao permitir que os alunos tivessem uma convivência prática com a arte.
No mês em que o Campus comemora seus 70 anos de existência, a Instituição homenageia seu ex-aluno – o pintor, poeta e ator Ney Cokda (1942 – 1987), dando seu nome à Galeria de Arte. Artista ouro-pretano marcado pela irreverência, seria a “encarnação da ideia de que apenas na arte reside qualquer possibilidade de subversão da ordem”, define o diretor do Câmpus, Arthur Versiani. “Suas telas possuem cor vibrante e desenhos soltos, livres de métricas e dogmas. Mas não se trata de borrões delirantes, sem vínculo com o real, pois seus traços demarcam figuras plenas de significado, formando uma obra que dialoga profundamente com a cultura de seu tempo e lugar”, descreve.
Para marcar a ocasião, a Galeria do Campus, agora nomeada Ney Cokda, abre, nesta terça-feira, às 20 horas, a exposição “Homenagem”, com pinturas do artista. A mostra pode ser conferida até 27 de junho.
Serviço:
Exposição Homenagem – Pinturas de Ney Cokda
Abertura: 27 de maio de 2014, às 20h
Período: 28 de maio a 27 de junho de 2014
Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
Local: Galeria Ney Cokda
Endereço: Rua Pandiá Calógeras, 898 - Bauxita - Ouro Preto
Informações: (31) 3559-2157