Neste ano do seu cinquentenário, a Gráfica Ouro Preto comunica o encerramento de suas atividades. Durante todos esses anos, nossa empresa familiar tem atendido com presteza, ritmo e rigor ao comércio ouro-pretano e ao público em geral. Herdeiros que somos de uma tradição tipográfica que remonta à Vila Rica oitocentista, procuramos honrar a histórica arte gráfica que nos coube.
(Em 1807, o talentoso padre José Joaquim Viegas de Menezes, depois de um tempo de aprendizado na oficina tipográfica e calcográfica do Arco do Cego, em Lisboa, retornou a Vila Rica para abrir onze chapas de metal e imprimir, pelo processo de calcografia, uma plaquete, a pedido do governador Pedro Maria; portanto, este foi o primeiro trabalho de impressão executado no Brasil, desde a régia destruição da tipografia clandestina de Antonio Izidoro da Fonseca, em 1747, no Rio de Janeiro).
Com um olho na modernidade e outro no passado, a Gráfica Ouro Preto vem reunindo ao longo dos anos, de forma harmoniosa, linguagens tipográficas distintas: o antigo e o moderno, a chamada “galáxia de Gutenberg”, composta por tipos móveis e prensas, e a composição “a frio”, que traduz o sistema offset e de informática. Paralelamente ao pragmático ofício dos impressos diários demandados pela cidade, nossa oficina tem mantido também uma editora artesanal de livros de poesia, sob o selo Tipografia do Fundo de Ouro Preto, o que vem conferindo à nossa casa um reconhecimento nacional no campo da literatura.
Outro conceito que sempre permeou os nossos anos tipográficos foi a inclusão social, como a formação de jovens aprendizes gráficos. Gerações várias por aqui passaram e seguiram em frente, ora abrindo as suas próprias oficinas, ora se colocando no mercado de acordo com suas escolhas, ou mesmo, em alguns casos, se aposentando pela própria Gráfica Ouro Preto. Por tudo isso, pelo sucesso dessa experiência de “gráfica-escola”, nos sentimos gratificados e realizados. O apoio a festas populares e/ou religiosas e a instituições beneficentes também sempre foi ponto pacífico e motivo de prazer entre nossa família de gráficos.
Ao fim e ao cabo, caros clientes e amigos, deste ciclo de cinquenta anos, queremos agradecer-lhes o prestígio que sempre nos foi dedicado, bem como a confiança e a parceria por um longo tempo – muito obrigado!
GRÁFICA OURO PRETO
50 anos causando boa impressão.