Já está confirmado: O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2016 será realizado entre os dias 8 e de 17 de julho. O Festival, organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), acontece em um ato de resistência ao momento adverso e é organizado de forma colaborativa.
Segundo os organizadores, o Festival é pautado na mobilização de artistas, produtores e empresários da região e, neste ano, ganha um novo formato, criando uma cultura de contribuição e envolvimento, acrescentando que esta união é primordial para essa e outras manifestações da arte e da cultura.
O formato desta edição colocou em pauta uma reflexão sobre a organização do Festival para os próximos anos. “É imperativo reconstruir as relações e os formatos. É imprescindível agir politicamente na resistência da arte como reflexão da cultura e formação cidadã”, afirma o pró-reitor adjunto de Extensão, Rondon Marques Rosa.
Dessa forma, na estrutura administrativa da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFOP, setor da Universidade responsável pela organização do evento, têm sido realizadas reuniões ampliadas a fim de definir essa nova proposta de posicionamento do Festival de Inverno. Também entra na pauta a manutenção de sua realização pela UFOP, garantindo sua execução, mesmo que em diferentes gestões e conjunturas, por meio da articulação com instituições parceiras e representações da arte e cultura na região.
VOLUNTÁRIOS - Entendendo o potencial da união de esforços, a organização do evento convida os interessados em colaborar, como monitores voluntários, com o Festival de Inverno 2016 a comparecerem, na próxima quarta-feira (06), às 8h, no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, à reunião do Comitê Organizador.
Todos os envolvidos nas atividades do Festival de Inverno receberão certificado de participação pelas horas trabalhadas.
Foto: Memória fotográfica em Festival de Inverno 2004 por Eduardo Tropia ( Grupo de Uberlândia Dança de Rua)