Novo álbum do músico mineiro, em parceria com o grupo de percussão argentino No Chilla, será lançado em Ouro Preto, no Teatro Municipal Casa da Ópera, por meio de patrocínio do Natura Musical
No dia 13 de agosto, sábado, às 20 horas, no Teatro Municipal Casa da Ópera (Rua Brigadeiro Musqueira, 04, Centro), o multi-instrumentista, cantor e compositor Sérgio Pererê e o grupo de percussão portenho No Chilla irão apresentar ao público o álbum Viamão (Natura Musical), um dos projetos selecionados no Edital Natura Musical Minas 2015. A apresentação tem entrada gratuita. Os shows de lançamento circulam também por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, sempre com participações especiais de artistas convidados – em Ouro Preto, quem sobe ao palco com os artistas é a cantora Silva Gommes.
Com tambores africanos tocados por argentinos e letras e composições do brasileiro Sérgio Pererê, Viamão propõe o encontro das heranças banto, iorubá e mandinga que se conformaram na América Latina, em uma mistura de sonoridades. “É um álbum despretensioso, que vem do coração. Viamão tem muita percussão e nos faz refletir como esses tambores e a mitologia que vieram de vários lugares da África, dos reinos africanos, se disseminaram e foram reinterpretados no Brasil e na Argentina”, conta Pererê, que no álbum ainda toca o charango, um instrumento tradicional andino. Viamão traz em seu nome uma homenagem a um povoado de Rio Manso/MG, localizado a 63km da capital mineira, cujas montanhas serviram de ‘estúdio ao ar livre’ das primeiras gravações, ainda em 2013. Em 2014, as gravações foram finalizadas em Buenos Aires e em Moreno, no interior da Argentina, ao longo de 15 dias de intenso trabalho em conjunto. O resultado são 12 faixas autorais (anexo encontra-se o faixa a faixa do álbum).
O projeto, que inclui lançamento do disco, beneficiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e turnê de lançamento com shows em quatro cidades, foi selecionado para receber patrocínio do Natura Musical no edital dedicado ao estado de Minas Gerais. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando sempre pela preservação de nosso legado musical. O programa tem um histórico de apoio a mais de cem projetos de Minas Gerais que nos orgulham muito, como Fernanda Takai, Flavio Venturini, Flavio Renegado, Graveola e, agora, Sérgio Pererê”; diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. A MGS também é parceira do projeto por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.