Sem saber o que fazer na segunda? A dica é visitar o Museu das Reduções, em Amarantina, distrito de Ouro Preto, que apresenta réplicas dos edifícios de cada período histórico do Brasil, desde os mais rebuscados e complexos até os modernos projetos da capital do país. São cerca de 20 monumentos reduzidos.
Nos trabalhos é possível notar o detalhamento na construção. As sacadas de prédios, como a Casa dos Contos de Ouro Preto, é feita com primor. A Fazenda Resgate, da cidade de Bananal, em São Paulo, está retratada com os detalhes dos vasos, janelas e luminárias. Na Fortaleza dos Reis Magos, de Natal, até mesmo os canhões foram lembrados.
O projeto do Museu das Reduções nasceu com os irmãos Sylvia, Evangelina, Décio e Ênnio Alves de Vilhena. O trabalho começou com a aposentadoria dos quatro irmãos. Ênnio é o artesão-mor. É dele a criação da técnica da construção, as ferramentas para os arremates, as grades feitas peça a peça, o engradamento dos telhados em madeira e muito mais.
Sylvia é a responsável pelas esculturas em pedra sabão, colunas, relevos e todo o trabalho em pedra. Evangelinafotografou os monumentos e é a responsável pela coordenação da equipe. Ela também dirige a Escola de Artesanato. Décio faz toda parte de madeira do trabalho. São portas, caixilhos de 1 mm de espessura e janelas almofadadas.
Participaram também do Projeto, na parte de pintura, Paulo Versiani, Yeda Wanderley e Jorge Prata.
Endereço:
Rua São Gonçalo, 131 - Distrito de Amarantina, Ouro Preto. MG.
Telefone: (31) 3553-5182
Horário de Funcionamento:
de quarta a segunda-feira, das 9h às 16h, com intervalo para almoço de segunda a sexta, das 12h às 13, e sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 13h30.
Site: http://www.museudasreducoes.com.br/
Foto: Flavia Cristini