Uma grande festa movimenta Mariana nos dias em que o Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana ocupa a cidade. Em parceria com instituições locais, o encontro fotográfico traz, também o circo, o teatro, a literatura e, é claro, a fotografia para as ruas. No sábado, 6 de agosto, a praça Gomes Freire, conhecida como Jardim, vai ser invadida pelo Mercado de Fotos, das 14h às 16h, com atividades culturais para todos os gostos e todas as idades.
O Mercado de Fotos tem Foto Escambo, Clube Osquindô, Teatro Lambe-Lambe, Varal Fotográfico, Circovolante e a campanha Leia Mariana. O Foto Escambo é promovido por Hans Georg, que traz fotos impressas em papel Canson e tintas Epson, em imagens de alta qualidade, para serem trocadas por outras, levadas pelo público participante. A ideia é fazer as fotografias circularem, ganharem novos significados. Para participar é só levar para a praça fotos que possam ser trocadas.
Fotografias também estarão expostas no Varal Fotográfico, promovido pelo Fotoclube Inconfidentes. O varal já é tradicional em Ouro Preto e Mariana, trazendo as produções de fotógrafos das duas cidades e, também de convidados. É uma forma simples de conhecer o trabalho de fotógrafos que estão por perto, eternizando o dia a dia das duas cidades.
O Clube Osquindô e a Rede Loucos por Leitura trazem para o Jardim a Estação Leia Mariana, para receber doações de livros de literatura e divulgar as ações do programa Loucos por Leitura, que acontece nos bairros e distritos de Mariana. O objetivo é arrecadar livros de literaturainfantil, infanto-juvenil, revistas e literatura em quadrinhos para 11 pontos de leitura. Então, está na hora de procurar livros que não serão mais lidos e espalhá-los pela cidade, para que outras pessoas tenham a oportunidade de se deliciar com histórias.
Vai ter teatro, com a Cia. LuapraRua, que traz o espetáculo No quintal, criação especial para Caixa de Teatro Lambe-lambe, especial para crianças e adultos. O trabalho da Cia. LuapraRua também circulará nos pontos do Programa Loucos Por Leitura.
O circo, tão presente em Mariana, não poderia falta. O espetáculo Sem Refresco, do Circovolante, vem com tudo! O palhaço Juaneto só se mete em confusão e não gosta de responsabilidades. Xinxin, exigente e excêntrico, é dono do circo e quer impor disciplina para manter Juaneto na linha, mas ser perder a fama de chefe durão.
Parcerias
Campanha Leia Mariana – Clube Osquindô – Loucos por Leitura
O objetivo da campanha Leia Mariana é fortalecer o trabalho de onze Pontos de Leitura formados por bibliotecas e espaços comunitários e escolares em diversos bairros e distritos de Mariana e, que formam a Rede de Pontos de Leitura, do programa Loucos por Leitura. A Rede Loucos Por Leitura está aberta a todos que desejam participar e desenvolver ações de leitura em seu bairro ou distrito.
As doações de livros também podem ser realizadas nos próprios Pontos de Leitura, e também, nos parceiros:
· Câmara Municipal de Mariana (praça Minas Gerais);
· Ponto Volante de Cultura - Caminhão Sesi Mariana (rua Frei Durão, 22 – Centro);
· Secretaria de Cultura e Turismo / CAT (rua Direita, 93 – Centro);
· Secretaria Municipal de Educação (rua Bom Jesus – Centro ou Barro Preto);
· Campi da UFOP (itinerante e em datas alternadas)
Circovolante
Criado em 2000 pelos artistas circenses de rua João Pinheiro e Xisto Siman, o Circovolante tem sede em Mariana e trabalha na pesquisa e difusão de práticas circenses, especificamente a arte do riso. Percorre ruas, escolas, empresas, praças e teatros de todo o Brasil, apresentando espetáculos e ministrando oficinas. Desde seu surgimento, o Circovolante investe na inscrição de seu trabalho no cotidiano de Mariana e região, o que promove a arte circense e amplia, de forma consistente o diálogo entre o grupo e as comunidades onde atua.
www.fotografosemouropreto.com.br
Foto: Converso Comunicação