Ele se apresenta como “retratista”, mas seus muitos anos dedicados à fotografia não mentem: Marcio Eustáquio de Souza é um grande fotógrafo. Mineiro, nascido em Mariana, mas com o coração dividido entre a cidade e a vizinha Ouro Preto, é marcado pela generosidade. Grande parte dos fotógrafos da região aprendeu com ele, seja em conversas sobre câmeras e técnicas, seja dividindo espaço no laboratório. Quase todo profissional das duas cidades trabalhou, em algum momento da vida, com Marcinho, como é carinhosamente chamado o homenageado do Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana – Edição 2016.
Em seu acervo, Marcio Eustáquio tem mais de 400 câmeras, entre as de fole, as digitais e as convencionais, popularizadas por George Eastman, presidente da Kodak. Além disso, tem mais de cinco mil imagens e a coleção de outros fotógrafos, que registraram as paisagens de Mariana e Ouro Preto. “Fotografia é extensão dos olhos da gente. Nasci pra ficar atrás da câmera”, afirma.
Sempre trabalhando com lojas de fotografia, em Mariana e Ouro Preto, Marcio Eustáquio e sua família estão inscritos na história “fotográfica” das duas cidades. “O que mais me admira nele é a ética e a disponibilidade em ajudar. Está sempre disponível pra informar, ajudar e colaborar, além de ser um grande fotógrafo”, afirma o ouro-pretano Eduardo Tropia, que, na década de 1980, também teve loja de fotografia na cidade. “Não falo que éramos concorrentes, porque éramos parceiros”, destaca.
Um dos organizadores do Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana, o marianense Gustavo Nolasco destaca que o homenageado representa, como ninguém, a união, a alegria e o amor das duas cidades. “Esperamos que Mariana e Ouro Preto, juntas, possam aplaudi-lo de pé neste sábado (06/08), porque será o coroamento, não só de uma carreira brilhante, mas também de um homem que se tornou um maiores guardiões das lembranças visuais dessas duas cidades irmãs”, enfatiza. O homenageado não esconde a alegria: “O convite que foi feito me fez muito feliz, porque eu realmente sou das duas cidades, assim como Fotógrafos, que este ano começa a ser de Ouro Preto e de Mariana”, acentua Marcio Eustáquio.
Para Rodolfo Meirel, também organizador do Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana, Marcio Eustáquio é mais do que um grande fotógrafo. “Mais do que ensinar muita gente a trabalhar com fotografia, Marcinho nos inspira como ser humano. É uma das pessoas mais nobres que já conheci”, aponta. Rodolfo lembra, também, a importância do acervo de fotografias que Marcio Eustáquio guarda, com a memória de grandes fotógrafos que passaram por nossa região.
A homenagem a Marcio Eustáquio de Souza é no dia 6 de agosto, às 19h, na Igreja da Arquiconfraria, em Mariana. Em seguida, haverá o Papo com Foto, com o tema “Paisagens Urbanas” e a participação de Ricardo de Lima (Fotografia de Rua/SP) e Kleverson Lima, com mediação de Ana Cristina Maia. A entrada é franca.
História
Marcio Eustáquio de Souza nasceu em meio à fotografia. O pai e o irmão mais velho eram fotógrafos e tinham um laboratório de revelação em casa. Aos cinco anos, o menino curioso invadiu a câmara escura e não saiu mais de lá. Estudou a arte da fotografia e sempre compartilhou seu conhecimento com outros fotógrafos profissionais ou demais interessados no ofício. Seu primeiro trabalho foi como retratista, mas ele costuma dizer que, desde que conheceu o quarto escuro, está “treinando, fazendo experiências”.
Aos 70 anos de idade, Márcio Eustáquio continua na ativa, presente, diariamente, na loja Marezza Fotos, em Mariana. Sua vida é recheada de fotografias. “Aprendo com a escola da vida, o tempo todo. Até dormindo, porque eu sonho com fotografia”, ressalta. A experiência e, principalmente, o amor à imagens, estão explícitos no grande homenageado do Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana – Edição 2016.
E ele fotografa muito. São cerca de 300 fotos, a cada lugar em que chega. Isso porque a luz varia muito, mesmo que em dez minutos. “Até hoje arrepio quando faço foto bonita, fico doidão com ela”, diz. Marcio Eustáquio revela uma de suas técnicas: “A primeira foto que faço é sempre no automático. Vou obter 60% de qualidade nela. A partir da segunda, já mudo pro manual e vou fazer as minhas transformações, com valor de tempo e valor de abertura. E faço o necessário para fazer uma foto mais bonita”.
Serviço
Homenagem ao fotógrafo Marcio Eustáquio de Souza
06/08 – sábado
Às 19h, na Igreja da Arquiconfraria, em Mariana.
Seguido por Papo com Foto - “Paisagens Urbanas”
Com Ricardo de Lima (Fotografia de Rua/SP) e Kleverson Lima
Mediação: de Ana Cristina Maia
Entrada franca.