O Coletivo Umzimba apresenta a peça Lisístrata hoje (11) na Casa da Ópera, às 19h, sexta (12) e sábado (13) no Teatro Ouro Preto - Centro de Artes e Convenções da UFOP, às 19h30.
A peça Lisístrata, do poeta Aristófanes, foi representada em 411 AC nas Leneias, festival de inverno em honra ao deus Dionísios. A peça teve lugar no Teatro de Dionísios, que se situa na encosta sul da Acrópole em Atenas e tinha capacidade para colher até 17 mil espectadores.
As peças eram representadas por homens. Um coro de 15 a 25 homens dançavam e representavam os anseios do povo e dialogavam através de um representante, corifeu, com os atores.
Em 411 AC, a Grécia estava submergida há vinte anos na Guerra do Peloponeso que confrontava a Liga de Delos, conduzida por Atenas, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta. A longa e desgastante guerra enfraquecia a Grécia ante o perigo Persa. A guerra do Peloponeso começou em 431 AC quando Atenas tem governo democrático que influencia outras cidades da Grécia para espanto das oligarquias que governam outras cidades gregas, entre elas Esparta. A Guerra do Peloponeso finaliza em 404 AC com Esparta e seus aliados como vencedores.
Aristófanes, nas suas comédias, satiriza a política ateniense, os demagogos, a lentidão do judiciário, os costumes e a vida cotidiana dos habitantes da Grécia.
Elenco:
Bruna Meneses
Dira Monthy
Suttane Hoffmann
Tábatta Iori
Orientadora: Elisa Toledo Todd
Mais informações: https://www.facebook.com/events/316522722071870/