O Trio Baru de Brasília entra para cena musical mineira e se apresenta no dia 3 de setembro no Memorial Vale, em Belo Horizonte (MG), às 20h30 e no dia 4, na Igreja Matriz do Pilar, na cidade histórica de Ouro Preto, às 20h15.
Com 10 anos de estrada e nova formação apresentada recentemente, o grupo é composto por três instrumentistas brasileiros: Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves, todos com carreiras consolidadas.
As apresentações fazem parte da turnê de lançamento do primeiro DVD do trio, em comemoração a uma década de trabalho e têm apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal). Trata-se do principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF, que oferece apoio financeiro a projetos selecionados por editais públicos. Nesta produção musical, o Baru resgata o melhor da música popular brasileira, com uma roupagem essencialmente instrumental.
O repertório reúne músicas e temas de compositores como Baden Powell, Tom Jobim, Egberto Gismonti, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Hermeto Paschoal, Edu Lobo, Jacob do Bandolim, Milton Nascimento, Garoto (Aníbal Augusto Sardinha), João Pernambuco, entre outros.
O grupo celebra o encontro de três músicos que dedicaram toda a carreira à música instrumental brasileira. Os violonistas Latif e Bosco atuaram em palcos bem distantes nas duas últimas décadas. Bosco no Brasil e Latif na Europa, mas cada um seguindo uma trajetória. Latif encontrou no Choro sua principal referência; Bosco, na música flamenca. Ambos têm formação acadêmica em violão erudito. Já o percussionista carioca, Sandro Alves, é conhecido por unir ritmos tradicionais brasileiros com influências modernas.
Os três fazem parte da boa safra de instrumentistas brasileiros da década de 80 e podem ser vistos com mais frequência em palcos de Brasília, cidade de Bosco. O paulistano Nelson Latif, no trio desde 2002, nos últimos anos tem-se dividido entre a Europa e o Brasil.
Em 2011, o trio gravou o CD Alma Brasileira. Nos concertos de lançamento do álbum, os músicos prestaram um tributo aos grandes compositores brasileiros, performance que se mantém nesta turnê de 2016. Em breve, o trio Baru deve se apresentar na Guatemala e na Holanda.
A agenda celebra os 10 anos de carreira do grupo, que tem atuação em diversas regiões do país e no exterior.
SERVIÇO
“Circulação do DVD Trio Baru – 10 Anos”
Turnê Minas Gerais
Sábado dia 3 de setembro – Memorial Vale, em Belo Horizonte (MG) às 20h30
Endereço: Praça da Liberdade, s/n
Telefone: (31) 3343 7317
Domingo dia 4 de setembro, Concerto na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG) às 20h15
Entrada Gratuita
Foto Trio Baru/shapeimage