Museu do Oratório
Museu do Oratório está instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos. Situado no adro da Igreja do Carmo, o prédio setecentista foi especialmente recuperado e equipado com modernos recursos tecnológicos para receber a coleção que reúne peças de diferentes estilos e resgatam os tradicionais costumes religiosos das famílias mineiras.
Foi inaugurado em outubro de 1998 e apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.
O projeto museográfico é do francês Pierre Catel, que idealizou um cenário expressivo e acolhedor. Aliada a uma manutenção impecável, a atmosfera, com fundo de música barroca, encanta o visitante e valoriza ainda mais a coleção.
info@museudooratorio.org.br
Endereço: Adro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, 28 - Centro - Ouro Preto
Telefone: (31) 3551-5369
Horário de Funcionamento:
Diária, das 09h30 às 17h30
Ingresso: R$4.00
Museu das Reduções
O Museu das Reduções, localizado em Amarantina, distrito de Ouro Preto, apresenta réplicas dos edifícios de cada período histórico do Brasil, desde os mais rebuscados e complexos, até os modernos projetos da capital do país. São cerca de 20 monumentos reduzidos.
Nos trabalhos, é possível notar o detalhamento na construção. As sacadas de prédios, como a Casa dos Contos de Ouro Preto, é feita com primor. A Fazenda Resgate, da cidade de Bananal, em São Paulo, está retratada com os detalhes dos vasos, janelas e luminárias. Na Fortaleza dos Reis Magos, de Natal, até mesmo os canhões foram lembrados.
O projeto do Museu das Reduções nasceu com os irmãos Sylvia, Evangelina, Décio e Ênnio Alves de Vilhena. O trabalho começou com a aposentadoria dos quatro irmãos. Ênnio é o artesão-mor. É dele a criação da técnica da construção, as ferramentas para os arremates, as grades feitas peça a peça, o engradamento dos telhados em madeira e muito mais.
Sylvia é a responsável pelas esculturas em pedra sabão, colunas, relevos e todo o trabalho em pedra. Evangelinafotografou os monumentos e é a responsável pela coordenação da equipe. Ela também dirige a Escola de Artesanato. Décio faz toda parte de madeira do trabalho. São portas, caixilhos de 1 mm de espessura e janelas almofadadas.
Participaram também do Projeto, na parte de pintura, Paulo Versiani, Yeda Wanderley e Jorge Prata.
Endereço:
Rua São Gonçalo, 131 - Distrito de Amarantina
Telefone: (31) 3553.5182
Horário de Funcionamento:
Diariamente (exceto às terças), das 9h às 17h
Site: www.projetoreducao.com.br
Ingresso: R$8,00
Museu Casa dos Inconfidentes
O Museu Casa dos Inconfidentes é o único museu municipal de Ouro Preto. Inaugurado em 2010, a casa, que antes funcionava como alojamento para hóspedes da Prefeitura, agora abriga acervo mobiliário que visa demonstrar, aos visitantes, parte do cotidiano de uma residência da Ouro Preto oitocentista.
O Museu conta com uma programação extensa e inovadora, promovendo ações culturais que valorizem a comunidade ouro-pretana. Dentre as atividades a serem realizadas estão oficinas variadas, palestras, tardes culturais e outros eventos voltados, sobretudo, à comunidade local.
Rua Engenheiro Correa, s/nº, Vila Aparecida, Ouro Preto – MG
casadosinconfidentes@ouropreto.mg.gov.br
Tel .: (31) 3551-2739
Visitação:
Segunda à Sexta-feira: 10h às 16h
Sábados: 12h às 16h.
Fonte: http://www.museusouropreto.ufop.br/