A exposição Grassar: exercícios para um ateliê sem paredes, com instalações de artistas-professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será inaugurada às 20h30 desta sexta-feira (23) na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), como parte da programação da 10ª Primavera dos Museus. A visitação é gratuita e ocorrerá de terça a domingo, das 10 às 18h, até o dia 30 de outubro.
As obras são resultado do trabalho do grupo de Pesquisa Interdepartamental que reúne os artistas-professores Daisy Turrer, Elisa Campos, Fernanda Goulart, Liliza Mendes, Patricia Franca-Huchet e Rodrigo Borges Coelho, com apoio da Professora Anna Karina Bartolomeu, que atualmente coordena parte do Campus Tiradentes da UFMG. O objetivo é promover, sob a dinâmica do intercâmbio, práticas artísticas a partir das experiências compartilhadas em grupos de pesquisa, exposições, colóquios, publicações e edições.
A proposta se embasa na ideia de um ateliê aberto, por meio de pesquisas que vão além das linguagens específicas da pintura, do desenho, da gravura, da escultura e das artes gráficas. Conviver, partilhar e escutar são palavras-chave na lida com a arte e com o espaço, em renovadas formas de grassar. O termo deriva do latim grassare. Em português, significa desenvolver-se, alastrar-se, propagar-se progressivamente. Um dos usos do verbo no Brasil é andar, trilhar.
SERVIÇO
O QUÊ: Abertura da mostra Grassar – Exercícios para um ateliê sem paredes
QUANDO: Sexta-feira, dia 23 de setembro, às 20h30.
ONDE: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico, Ouro Preto/MG.
VISITAÇÃO: Terça-feira a domingo, das 10 às 18h, de 23 de setembro a 30 de outubro de 2016.
ENTRADA GRATUITA.
Foto Divulgação crédito Patricia Franca