Retratos e Paisagens do Zé Pereira, um coletivo de obras que retrata uma manifestação festiva, marcada pela tradição e resistência do povo ouro-pretano. A exposição constrói um espaço lúdico, de afeto e agregador de artistas interessados em homenagear o Zé Pereira, que integra a paisagem e contagia os festejos carnavalescos da cidade.
Equipe:
Arthur Ramos Carneiro (presidente do Zé Pereira do Club dos Lacaios)
Gabriela de Lima Gomes (professora coordenadora)
Iolanda Leiko Osugui Amorim (graduanda em museologia)
Lara Silva Cabral Martins (graduanda em museologia)
Marco Antônio Leite Brandão (graduando em turismo)
Mariane Barros Tassar de Almeida (graduanda em museologia)
Verônica Antonaks (graduanda em museologia)
Brêtas
Eu trabalho com as emoções e os momentos. Como os momentos não se repetem, obviamente, as emoções também não. Portanto, minhas esculturas podem ser no máximo semelhantes. Mas, em hipótese alguma...iguais.
...E... PRA VOCÊ QUE ACREDTA EM MIM E NA FORÇA DO MEU TRABALHO, PARTICIPA DIRETA OU INDIRETAMENTE DO PRAZER GOSTOSO QUE SINTO AO FAZER O QUE FAÇO PELAS RUAS, PALCOS E GALERIAS DAS CIDADES.
...EU DEIXO ROLAR UMA LÁGRIMA, TIRO O MEU CHAPÉU, E DESEJO DE CORAÇÃO UM HOJE MELHOR QUE ONTEM, UM AMANHÃ MUITO MELHOR QUE HOJE.
UM ABRAÇO COM CARINHO, AFONSO BRETAS
Bretas segundo o professor Kleber Mazione:
Um homem-artista ouropretano extremamente preocupado com sua arte-novidade. Ele desabilita nossas expectativas para dar vida e sensibilidade a tudo que toca. Responde ao cotidiano como um “fazedor”. Seja com seu representativo carrinho, em que demonstra amor e respeito à sua história e profissão, ou mesmo com suas poesias-esculturas, Bretas impõe esperança à vida.
Serviço
Exposição Residência do Zé Pereira: a história do Club dos Lacaios contada por sua Gente
Galeria FIEMG - Praça Tiradentes, Centro, Ouro Preto/MG
Visitação: De 7 a 27 de outubro de 2016