A Primeira edição do Festival Internacional Chapadas Folk'n'Blues terá dois dias de eventos, que vão contar com apresentações do eixo Blues/Folk/Country representados por 6 grupos mineiros, e uma atração Internacional, além de ações sustentáveis, dança e gastronomia.
O cenário para a primeira edição do Festival Internacional Chapadas Folk'n'Blues não poderia ser melhor. A cidade de Ouro Preto, que todo ano recebe turistas do mundo inteiro, e é reconhecida pela constante troca cultural em todas as vertentes da arte. Dessa forma, o objetivo do encontro musical, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, na Chapada de Ouro Preto/Lavras Novas, é atuar em sintonia com a forte característica da cidade em promover o intercâmbio cultural.
Além das seis bandas mineiras, o Festival Internacional Chapadas Folk'n'Blues traz o americano nascido em Chicago Mark Greenspon, no dia 15 (sábado). Com mais de 20 anos de carreira em sua trajetória em prol do blues, o músico vem à Minas estabelecer conexões com bandas expoentes da cena musical brasileira, e apresentar seu trabalho construído ao longo do tempo de carreira.
No line-up do festival, bandas de Belo horizonte, Pedro Leopoldo, Sabará e Ouro Preto darão as boas vindas ao artista americano que vem ao Brasil pela primeira vez em sua carreira. Quem sobe ao palco no dia 14 (sexta-feira), é a banda de BH That's All Folk. O show começa as 21:00 horas e tem um repertório que reúne folk, blues-rock e country. Depois, é a vez do show da The Lee Gang, que dá lugar ao trio ouro-pretano HollyBomba. A noite de sexta termina ao som da Jam Session entre os músicos do festival e convidados especiais.
No dia 15 (sábado), o festival continua a todo vapor, a partir das 15:00h com as oficinas de Produtos Biodegradáveis e apresentações circenses, quando às 18h as atenções se voltam novamente para o palco, com o show da Country Bumpkins, que interpreta canções de Johnny Cash, Carter Family, Crosby Stills and Nash entre outros. Em seguida, é a vez de a banda Captain Farrel apresentar ao público canções de country, folk e rock internacionais. O trio belo-horizontino Regali Blues Band comanda a noite a partir das 22h ao som do blues, e o festival é fechado com chave de ouro ao som do bluesman americano Mark Greenspon.
Sustentabilidade ganha destaque no festival
Muito mais que um intercâmbio cultural internacional, o Festival também se preocupa com a sustentabilidade. Cuidado, aliás, que deve ser universal.
O festival trará oficinas de sustentabilidade com várias ações focadas no tema.
Em parceria com estudantes da UFMG, o programa Real Sentir ensinará aos interessados a produção de materiais como sabonete, detergente e xampu orgânicos, utilizando recursos acessíveis. No festival, ainda haverá exposições de artesanato local.
Dança e gastronomia
Um dos destaques do Festival são as apresentações de dança. Durante os shows, o grupo belo-horizontino Manifesto 1 subirá aos palcos esbanjando sensualidade ao som do blues e do folk.
E para que a experiência do público seja completa, a boa culinária não pode faltar. Por isso, o Dipanas Bistrô ficará à frente da boa gastronomia mineira, levando ao público o melhor da comida de boteco, com opções de pratos vegetarianos e tradicionais. Para acompanhar os quitutes, cervejas artesanais serão vendidas no local.
Serviço
Festival Internacional Chapadas Folk'n'Blues
Data e horário: 14 de outubro, de 18h às 3h, e 15 de outubro, de 15h às 3h
Local: Casa Antiga da Chapada (Estrada Principal da Chapada, 360, Chapada de Ouro Preto)
Ingressos: Entre R$ 40 (meia-entrada) e R$ 110 (passaporte inteira para os dois dias). Os ingressos podem ser adquiridos no link: https://www.sympla.com.br/chapadas-folkn-blues__85440
Imagem Divulgação/ Chapadas Folk'n'Blues