O IFMG - Campus Ouro Preto recebe, entre os dias 15 a 22 de outubro, nomes importantes da área gastronômica nacional para oficinas, debates e palestras realizados pela Semana de Ciência e Tecnologia. Abordando o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, o evento este ano tem como objetivo discutir o papel da ciência na melhoria da qualidade da alimentação.
A primeira palestra ocorre na terça-feira, dia 18, com o representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil, Daniel Balaban, apresentando o tema “A Luta Mundial contra a Fome”, às 19h30. A palestra “Aproveitamento de Alimento - Projeto Favela Orgânica” dá sequência à programação, às 21h30, com a idealizadora do projeto, Regina Tchelly, contando sobre o trabalho baseado na filosofia do desperdício zero que nasceu no Morro da Babilônia, comunidade carente do Rio de Janeiro.
O debate “Fome de quê?” ocorre na quarta-feira, dia 19, às 19h30, com a presença de Dona Lucinha. Importante referência da gastronomia mineira dentro e fora de Minas, ela mantém o compromisso de compreender e preservar a cozinha de origem e teve sua vida e trabalho cantados pela Salgueiro no Carnaval de 2015. Márcia Nunes, que é co-autora do livro “História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”, livro que serviu de fonte de inspiração para o tema do carnaval, estará presente na discussão. A endocrinologista do programa Bem Estar, da TV Globo, Cíntia Cercato, também estará presente no debate, assim como Luciana Cassiano, coordenadora estadual do Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo.
As discussões continuam na mesa-redonda “Produções de Alimentos”, na quinta-feira, dia 20, às 19h30, com a presença do chef Ivo Faria, que carrega uma trajetória rica em experiência que o permitiu criar o restaurante Vecchio Sogno, que se destaca na capital mineira como uma referência gastronômica da cozinha criativa italiana, brasileira e internacional. Também estarão presentes Ana Cristina Pinto Juhász (Epamig), que trabalha com o cultivo de soja para alimentação humana com características especiais (como sabor suave, menor tempo de cozimento e maiores teores de proteína); Junio de Paula, pesquisador coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Processamento de Leite e Derivados da EPAMIG, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Refrigerante do Bem, e Virgínia Martins da Matta, presidente do Comitê de Publicações da Embrapa Agroindústria de Alimentos e do Portfólio Alimentos Nutrição e Saúde da Embrapa.
Para encerrar a semana, será realizada, na sexta-feira, dia 21, às 19h30, uma aula-show com o chef Dalton Rangel, consultor gastronômico do Programa Hoje em Dia (TV Record) e apresentador do programa Homens Gourmet (Fox Life). O chef irá demonstrar como se faz linguiças de frango com ora pro nobis e de pernil com provolone, visando à promoção da geração de renda. Todas as palestras e debates serão realizadas no Auditório Central do IFMG - Campus Ouro Preto.
Quer saber mais : Acesse a programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia: http://semanact.ouropreto.ifmg.edu.br/