Ouro Preto em contos e lendas
Conto e Reconto é um livro composto por uma coletânea de nove contos, em que a autora tanto exercita seu singelo e despretensioso texto quanto demonstra seu amor pela antiga Vila Rica, cantada em prosa em cada linha, ponto e vírgula de suas histórias. Segunda a autora, a obra tem o intuito de propiciar uma leitura prazerosa e sugerir uma Ouro Preto envolta em brumas, tal qual a pintura de Milton Passos que ilustra a capa.
Em Conto e Reconto, a autora explora contos e lendas de Ouro Preto, em um jogo de palavras em que se misturam ficção e realidade, sem que seja possível distinguir entre uma e outra, sendo a obra desenvolvida no espaço entre as duas.
Dessa maneira, a M. A. Leandro retoma o estilo já explorado em suas publicações anteriores, que também exploram as histórias da região de Ouro Preto: Costumes que se vão... Bão?!, livro semibiográfico que entremeou histórias da infância da autora com as transformações experimentadas por um pequeno distrito de Ouro Preto ao longo dos anos; Sá Girarda, que conta a história de uma camponesa que se muda com a família para a nova capital, evidenciando os conflitos entre o espírito ouropretano e o da nascente Belo Horizonte; e Estórias da História, um relato romantizado da instalação das primeiras fazendas nos arredores da antiga Vila Rica, de onde partiam os víveres que abasteciam a cidade e onde nasciam amores impossíveis entre nobres e mestiços. A autora também assina dois livros infantis: Leacomen: o extraterrestre e As Aventuras de Pequerrucho.
A autora
Maria D'Assunção Leandro nasceu no distrito de Santa Rita de Ouro Preto. Fez seus estudos primários e secundários em Mariana e Piranga, formando-se Professora pela antiga Escola Normal de Ouro Preto. Ingressou no curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduando-se pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete. É pós-graduada em Arte e Educação pela PUC Minas.
Serviço:
Lançamento do livro Conto e Reconto (Editora UNA), de Maria D'Assunção Leandro.
Sábado,19 de novembro, às 19h30
Casa dos Contos, Rua São José, 12, Ouro Preto/MG